Será mesmo que as bicicletas elétricas são capazes de nos levar mais longe em menor tempo e com menos esforço do que os carros? Para acabar com a discussão de uma vez por todas, a Tembici, que gere a bike Itaú, lançou o desafio #BikeVsWaze, em que usuários irão comparar o tempo percorrido nos trajetos com a previsão de percurso indicada pelo app de navegação por GPS.
+ Contran regulamenta circulação de e-bikes no Brasil; veja as regras
+ Startup alemã lança e-bike com chatGPT integrado
+ Bikes elétricas no Brasil: veja preços e entenda o mercado
+ Conheça a bicicleta elétrica inspirada no surf
A proposta é que o resultado da comparação seja publicado nas redes sociais, sendo que os melhores vídeos serão compartilhados nos canais da marca. A ação ocorrerá entre os dias 29/06 e 20/07 nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro com o objetivo de anunciar a expansão das bikes elétricas, que passará a ter 2 mil modais a mais disponíveis em cada cidade até o final deste ano.
“A ideia é que, de uma forma lúdica, as pessoas percebam que pedalar pode se encaixar em suas rotinas, e que a bike elétrica é uma alternativa em resposta a alguns hábitos que estamos tão acostumados, porém, conformados, como pegar o carro e encarar o trânsito”, afirma o diretor de marketing da Tembici, Thiago Iki De Santis.
Além disso, as bikes tem um enorme potencial de descarbonizar grandes metrópoles com mobilidade sustentável, visto que as e-bikes já rodaram mais de 43.2 milhões de quilômetros, que é equivalente a 1.489 voltas ao mundo. As elétricas já conseguiram economizar mais de 3 mil toneladas de CO² nas capitais citadas, número que equivale a mais de 21 mil árvores poupadas com a economia.
Com a expansão da frota, a quantidade de equipamentos terá um aumento de 220% em relação a 2022 até o final deste ano, e as cidades passarão a ter 5,2 mil bicicletas entre mecânicas e elétricas.
Como participar do desafio #BikeVsWaze
Para participar da ação, é necessário abrir o app do Waze no celular e calcular o tempo de percurso de carro para se deslocar até o destino desejado. Na sequência, basta ir até uma estação do bike Itaú, pegar uma elétrica e realizar o trajeto. Ao final, o participante deverá postar o resultado da comparação nas redes sociais usando a #bikevswaze e marcando a Tembici, mostrando em quanto tempo chegou e tudo o que aproveitou pelo caminho.
Com cadastro e plano ativos, dirija-se até uma estação e, antes de retirar o equipamento, cheque a bateria: se estiver verde, é só clicar em desbloquear. As bicicletas contam com pedal assistido, velocidade de até 25 km/h, bateria com capacidade de duração de até 60 km, além de energia extra para subir ladeiras e visor de bateria.