Projeto Bike Clandestina desenvolveu uma bicicleta que vira poltrona e mesa, visando driblar impostos. O objetivo é alertar sobre as altas cargas tributárias aplicadas às bicicletas no Brasil explicando porque bicicleta no Brasil é tão caro. A ideia é da agência Talent Marcel. A execução do projeto ficou por conta do frame builder Denis Cardoso, com o apoio da revista Bicycling, também da editora Rocky Mountain.
Em um vídeo lançado nesta quinta-feira (9), o Bike Clandestina explicar melhor porque impostos sobre o valor das bikes podem chegar a até 70% (neste caso, de uma bike importada). Portanto, isto torna bicicleta no Brasil um artigo caro e muitas vezes até inacessível à maioria das pessoas. A comparação feita pelo projeto é com um móvel, em que é cobrado até 12% de imposto.
+ Bicicleta vira poltrona para chamar atenção às altas cargas tributárias no Brasil
O vídeo mostra como é montado o protótipo da ‘bike-poltrona’ e traz uma reflexão: por que um artigo como a bicicleta que é tão útil para a saúde, mobilidade urbana e lazer é tão caro? Com a iniciativa, o projeto pretende conscientizar a população de que a taxa tributária do Brasil não é realista e prejudica o desenvolvimento nacional e o bem estar da população.