Quer viver mais e reduzir o risco de morrer de doenças cardíacas ou câncer? Além de dar uma personalidade forte aos pratos, essa ajudinha na saúde está entre os benefícios da pimenta, segundo um novo estudo.
Uma nova pesquisa apresentada nas últimas sessões científicas da American Heart Association relata que as pessoas que comem pimenta podem reduzir em cerca de um quarto o risco de morte, especialmente de doenças cardíacas e câncer.
Os pesquisadores analisaram 4.729 estudos de cinco bancos de dados globais de saúde – que incluíram mais de 570.000 pessoas nos Estados Unidos, Itália, China e Irã – e examinaram os resultados de saúde daqueles que relataram comer pimenta e daqueles que disseram raramente ou nunca comiam pimenta.
+ Entenda os graus de ardência da pimenta e como usá-la
+ Tudo sobre kefir, kombucha e outros fermentados
Em comparação com aqueles que evitam regularmente comida picante, os consumidores de pimenta tiveram um risco 26% menor de morrer de doenças cardíacas; um risco 23% menor de morrer de câncer e um risco 25% menor de morrer por qualquer causa.
“As razões e mecanismos exatos que podem explicar nossas descobertas são atualmente desconhecidos”, disse o autor sênior Bo Xu, M.D., cardiologista do Instituto Cardíaco, Vascular e Torácico da Clínica Cleveland em Cleveland, Ohio, em um comunicado à imprensa. Apesar dos resultados que indicam estes benefícios da pimenta, mais pesquisas são necessárias para dizer de forma conclusiva que comer mais pimenta pode prolongar a vida e reduzir as mortes.
Dito isso, este estudo é apenas dos muitos que indica que a pimenta pode ajudar a melhorar a saúde e também a performance. Pesquisas anteriores mostraram que a capsaicina – o composto ardido das pimentas – pode melhorar a digestão, aumentar a saciedade, impulsionar o metabolismo e pode diminuir o colesterol, triglicerídeos e melhorar a inflamação.
Este estudo “destaca que fatores dietéticos podem desempenhar um papel importante na saúde geral”, disse Xu no comunicado. O estudo completo deve ser publicado em breve.