As amêndoas têm alto valor nutricional, sendo consideradas uma excelente fonte de proteínas, fibras, vitaminas, minerais e gorduras saudáveis. Alimento saboroso, crocante, versátil e altamente nutritivo, a amêndoa conta com vários benefícios, podendo promover a saúde de diversas formas.
+ Quantas amêndoas eu devo comer por dia?
+ Amêndoas: Conheça os benefícios e como incorporá-las à sua rotina alimentar
+ Cinco alimentos para combater a fadiga e aumentar sua energia
As amêndoas ainda podem ser incorporadas na dieta em diferentes formas, desde lanches simples até pratos mais elaborados.
Além de ter impacto positivo na saúde do coração e ser naturalmente sem glúten, o alimento pode apoiar os objetivos de controle de peso e contribuir para a saúde intestinal. A Almond Board of California, associação que representa produtores de amêndoa da Califórnia, explica alguns dos benefícios da oleaginosa para a saúde. Confira:
5 benefícios da amêndoa para a saúde
1. Contribui para a saúde do coração
As amêndoas oferecem benefícios significativos para a saúde do coração, o que é especialmente importante, visto que as doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte entre homens e mulheres.
São isentas de colesterol e uma porção de 30 gramas do superalimento tem apenas 1 grama de gordura saturada e 13 gramas de gordura insaturada. De acordo com a Food and Drug Administration dos EUA, evidências científicas sugerem, mas não provam, que comer amêndoas como parte de uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol pode reduzir o risco de doenças cardíacas.
A American Heart Association®, organização americana dedicada a combater doenças cardiovasculares e derrames, certificou as amêndoas inteiras com a cobiçada marca Heart-Check, marca que facilita a identificação de alimentos e bebidas saudáveis para o coração no supermercado. Assim, é mais fácil para todos identificar a oleaginosa como uma opção inteligente.
2. Não contém glúten
As amêndoas naturais inteiras são uma opção sem glúten, uma solução comprovada para aqueles que têm doença celíaca ou sensibilidade ao glúten. Podem ser consumidas no seu formato natural ou fatiadas, em cubos e lascadas (adicionando crocância e substância a saladas, acompanhamentos, sobremesas, vegetais e muito mais). A manteiga de amêndoa também é uma ótima opção sem glúten.
Usar farinha de amêndoa na panificação também confere um sabor sutil às suas receitas doces ou salgadas, além de essa ser uma das farinhas mais ricas em nutrientes disponíveis.
3. Ajuda no controle de peso
Consumir um punhado de amêndoas por dia pode ser benéfico para os que desejam controlar o peso, já que o alimento proporciona uma sensação de saciedade.
Com apenas 160 calorias (ou até menos), as oleaginosas oferecem 4 gramas de fibra que ajudam a satisfazer, gorduras monoinsaturadas “boas” e 6 gramas de proteína que fornecem energia e satisfação duradoura. São consideradas uma boa opção para muitos planos de perda de peso populares devido à sua capacidade de saciedade e ao retorno nutricional positivo em relação às calorias consumidas.
4. É um bom alimento para diabéticos
O superalimento possui um valor nutricional significativo, com baixo índice glicêmico e uma combinação de nutrientes poderosos. Fornece proteína para combater a fome, fibra dietética satisfatória, gorduras “boas” e vitaminas e minerais importantes, como a vitamina E, magnésio e potássio.
Sua versatilidade e diversas formas tornam as amêndoas um lanche inteligente para pessoas com intolerância à glicose ou diabetes tipo 2. Além disso, um crescente corpo de pesquisa revelou que adicionar o alimento a uma dieta adequada para diabetes pode ajudar a melhorar certos fatores de risco, ao mesmo tempo em que proporciona sabor agradável e nutrição substancial.
5. Auxilia na saúde intestinal
O intestino humano desempenha um papel importante no sistema imunológico, funcionando como uma porta de entrada, com cerca de 80% da imunidade se iniciando lá. É também onde os prebióticos entram em ação. A pesquisa in vitro levanta a hipótese de que as amêndoas podem ter um efeito prebiótico que pode ajudar o trato gastrointestinal a manter a imunidade e o bem-estar geral. Outra pesquisa analisou como as amêndoas podem afetar a microbiota intestinal. Embora mais pesquisas e estudos clínicos em humanos sejam necessários para determinar seu efeito prebiótico, as amêndoas são uma boa fonte de fibra, podendo contribuir significativamente para um trato digestivo saudável.