Ameixa seca: 4 benefícios que você não conhecia

Por Outside USA

Ameixa seca: 4 benefícios que você não conhecia - Go Outside
Foto: Shutterstock

Você já deve saber que a ameixa seca é uma ótima aliada do seu intestino, mas pesquisas mostram que isso não é tudo que essa fruta pode fazer para o seu corpo! Da saúde intestinal à óssea, as possibilidades são infinitas quando se trata desse alimento. Confira alguns benefícios da ameixa seca que você não conhecia:

+ 6 alimentos que aumentam a concentração
+ Por que comer frutas e verduras da época?

4 benefícios da ameixa seca

1. Ela é incrivelmente densa em nutrientes

As ameixas não são apenas uma fruta cheia de fibras. Eles também contêm potássio, vitamina K, cobre e boro. Uma porção padrão de ameixas secas (aproximadamente 4 ameixas) fornece cerca de 11% do valor diário de fibra, 6% do valor diário de potássio e 20% do valor diário de vitamina K.

2. Ameixa seca pode proteger seus ossos

Um estudo recente apresentado na conferência World Congress on Osteoporosis, Osteoarthritis and Musculoskeletal Diseases mostrou o consumo diário de 50 gramas de ameixas secas (ou cerca de 5 a 6 ameixas) por um ano preservando a densidade mineral óssea (DMO) no quadril e oferecendo proteção para mulheres na pós-menopausa com maior risco de fratura.

Dado o fato de que a DMO diminui após a menopausa e as mulheres com mais de 50 anos são mais propensas a sofrer fraturas de quadril, é importante que mais opções terapêuticas baseadas em alimentos sejam exploradas para ajudar as mulheres a receber esses nutrientes importantes que ajudam a melhorar sua saúde óssea a longo prazo. E itens básicos de despensa acessíveis, como ameixas secas, podem fazer uma diferença importante.

Da mesma forma, pesquisas anteriores publicadas em 2021 em homens com mais de 50 anos descobriram que o consumo diário de 100 gramas de ameixas secas (cerca de 10 a 12 ameixas) por um ano demonstrou efeitos protetores na saúde óssea. Após o estudo de 12 meses, os participantes do sexo masculino não apenas observaram diminuições significativas na quebra óssea, mas também melhorias na resistência óssea.

Embora isso possa ou não falar com sua faixa etária ainda, o inevitável está em nosso futuro. O que você faz agora, nutricionalmente falando, só vai te ajudar mais tarde na vida!

3. Ela pode diminuir o risco de doenças cardíacas

Acredite ou não, as ameixas realmente têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem beneficiar a saúde do seu coração.

Um estudo recente avaliou 48 mulheres saudáveis ​​na pós-menopausa que foram designadas para consumir 0, 50 ou 100 gramas de ameixas secas diariamente por 6 meses. Os pesquisadores descobriram que as mulheres que consumiram de 50 a 100 gramas de ameixas secas diariamente mostraram melhora nos fatores de risco de doenças cardiovasculares, como colesterol total mais baixo, estresse oxidativo e marcadores inflamatórios.

Enquanto ambos os grupos que consumiram 50 ou 100 gramas de ameixas secas experimentaram aumento da capacidade antioxidante total e enzimas antioxidantes, o grupo de dose mais baixa tendeu a ser mais bem tolerado ao considerar os efeitos colaterais digestivos de consumir uma dose tão grande.

4. Ameixa seca pode ajudar no controle de peso

As ameixas são cheias de fibra, com cerca de 3 gramas por porção de 4 ameixas. A fibra mantém você saciado por mais tempo, o que pode oferecer alguns benefícios de controle de peso.

A fibra solúvel se move lentamente pelo trato digestivo, aumentando a plenitude, diminuindo os níveis de colesterol e regulando os níveis de açúcar no sangue. A fibra insolúvel, por outro lado, acelera a digestão, permitindo que os alimentos se movam rapidamente pelo trato gastrointestinal.

Pesquisas descobriram que ameixas secas, quando incorporadas como lanches, podem influenciar o apetite e o peso corporal em adultos saudáveis ​​com excesso de peso. Embora o tamanho da amostra deste estudo tenha sido pequeno e haja limitações em relação à intervenção do programa de dieta que os participantes fizeram parte deste estudo, os resultados mostram que a composição nutricional das ameixas secas afetou positivamente a saciedade, levando a um menor consumo total de alimentos.

-Publicidade-