Bélgica vai sediar primeiro campeonato europeu de gravel

Por Outside USA

Bélgica vai sediar primeiro campeonato europeu de gravel - Go Outside
Foto: Shutterstock

No dia 1º de outubro, Oud-Heverlee (Flandres), na Bélgica, sediará a primeira edição do Campeonato Europeu de Gravel. O evento acontecerá uma semana antes do segundo Campeonato Mundial de Gravel da UCI em Veneto, Itália.

+ Como o piloto de Fórmula 1 Valtteri Bottas se tornou um ciclista de gravel
+ 6 motivos para você participar da abertura do Rocky Mountain Games

Golazo, o organizador por trás dos primeiros campeonatos mundias de gravel, também produzirá o campeonato europeu inaugural.

Nos últimos dois anos, houve um aumento no interesse pela modalidade na Europa, com países como a Holanda sediando um campeonato nacional em 2021 e as nações nórdicas sediando um campeonato regional nos próximos meses.

“O gravel é uma disciplina que cresceu significativamente nos últimos anos, tanto em número de praticantes quanto em cobertura da mídia”, disse Enrico Della Casa, presidente da Union Européenne de Cyclisme (UEC). “Atrai todas as faixas etárias e todos os tipos de ciclistas, desde profissionais a entusiastas. Hoje, o ciclismo em todas as suas formas está se tornando ainda mais variado e isso é muito positivo porque atrai pessoas com diferentes habilidades e paixões para mais perto da bicicleta.

“A UEC sempre esteve muito atenta e aberta a novas formas, e é por isso que queríamos que esta especialidade tivesse os seus próprios Campeonatos da Europa, e para esta grande estreia não poderia haver lugar melhor do que Oud-Heverlee, apesar do propostas diferentes de vários países. Isso também nos faz olhar com muito otimismo para o futuro deste evento, principalmente para as edições de 2024, 2025 e 2026, para as quais já iniciamos conversas e reuniões e que atualmente se encontram em estágio bastante avançado.”

De acordo com a UEC, os detalhes das categorias masculina e feminina Elite e Masters serão revelados nos próximos dias.