O café o aliado de milhões de pessoas para dar mais energia durante o dia. Mas será que a maneira como consumimos nossa dose de cafeína matinal pode estar nos causando danos desnecessários? Segundo um novo estudo, beber café assim que você acorda de uma noite de sono ruim prejudica significativamente o metabolismo e o controle do açúcar no sangue.
Cientistas da Universidade de Bath, na Inglaterra, examinaram efeitos do sono interrompido e do café da manhã em uma série de marcadores metabólicos diferentes. Eles descobriram que, embora uma noite de sono ruim tenha um impacto limitado no metabolismo, beber café pode ter um efeito negativo no controle da glicose no sangue.
Dada a importância de manter nossos níveis de açúcar no sangue dentro de uma faixa segura para reduzir o risco de doenças como diabetes e doenças cardíacas, os pesquisadores acreditam que esses resultados podem ter implicações de “longo alcance” na saúde.
Em seu estudo, publicado no British Journal of Nutrition, 29 homens e mulheres saudáveis foram submetidos a três diferentes experimentos noturnos em uma ordem aleatória.
Nos dois primeiros cenários, os participantes receberam uma bebida açucarada ao acordar – primeiro de uma noite de sono normal e, novamente, após uma noite de sono ruim, durante a qual eram acordados por cinco minutos a cada hora.
Leia Mais:
+ Cafeína: os sinais de que você está exagerando no consumo
+ Por que tomar café dá vontade de ir ao banheiro?
No terceiro, o sono foi interrompido de forma semelhante, mas eles tomaram um café forte 30 minutos antes de consumir a bebida açucarada.
Amostras de sangue dos participantes foram coletadas após a bebida de glicose, que refletia as calorias de um café da manhã típico, em cada experimento.
Os resultados mostraram que uma noite de sono interrompido não piorou as respostas de glicose no sangue dos participantes no café da manhã, quando comparada a uma noite normal de sono.
No entanto, o café forte consumido antes do café da manhã – um padrão provavelmente adotado por muitos consumidores de café no mundo – aumentou a resposta da glicose no sangue à bebida em cerca de 50 por cento.
“Sabemos que quase metade de nós vai acordar de manhã e, antes de fazer qualquer outra coisa, beber café – intuitivamente, quanto mais cansados nos sentimos, mais forte é o café”, disse o professor James Betts, codiretor do Centro de Nutrição, Exercício e Metabolismo na Universidade de Bath.
Para o professor, o estudo é importante e tem implicações de longo alcance para a saúde, pois até agora tínhamos conhecimento limitado sobre o que isso está fazendo ao nosso corpo, em particular para o controle metabólico e glicêmico.
“Simplificando, nosso controle de açúcar no sangue é prejudicado quando a primeira coisa com que nosso corpo entra em contato é o café, especialmente após uma noite de sono interrompido. Podemos melhorar isso comendo primeiro e bebendo café mais tarde, se acharmos que ainda precisamos dele. Saber disso pode trazer benefícios importantes para a saúde de todos nós.”