“As condições estavam perfeitas”: os bastidores do clique épico de Medina em Teahupoo

Por Redação

A foto de Gabriel Medina flutuando no ar é o momento mais marcante das Olimpíadas até agora. Foto: Foto: Jerome Brouillet.

A pose de Gabriel Medina pairando no ar, capturada por Jérôme Brouillet, é a imagem mais marcante das Olimpíadas de Paris 2024 até agora, e foi tirada na onda que rendeu ao brasileiro a melhor pontuação do surf olímpico de todos os tempos: 9.90.

Na última segunda-feira (29), o brasileiro pegou uma onda cavernosa em Teahupoo, no Tahiti, saindo de uma seção tubular antes de se lançar no ar e parecer se acomodar em uma nuvem do Pacífico, com os movimentos espelhados precisamente por sua prancha.

Veja também
+ Medina e Chumbinho vencem, dão show e agora se enfrentam nas quartas
+ Triathlon masculino é adiado em Paris 2024 devido aos níveis de poluição no Sena
+ Tom Pidcock brilha no MTB e conquista o ouro; Ulan Galinski é o 21º

A foto foi tirada pelo fotógrafo da agência AFP, Jérôme Brouillet, que disse ao jornal britânico The Guardian: “As condições estavam perfeitas, as ondas eram maiores do que esperávamos”. Ele tirou a foto enquanto estava a bordo de um barco próximo, capturando a imagem surreal com tanta precisão que, a princípio, alguns suspeitaram de Photoshop ou IA.

“Então ele [Medina] está na parte de trás da onda e eu não consigo vê-lo, e então ele aparece e eu tirei quatro fotos, e uma delas foi esta”, disse Brouillet ao The Guardian. “Não foi difícil tirar a foto. Foi mais sobre antecipar o momento e onde Gabriel iria sair da onda.”

Mas Brouillet tinha conhecimento e experiência a seu favor – ele podia ver que uma das melhores ondas do dia estava se aproximando e sabia que Medina frequentemente faz esse tipo de celebração no final da onda.

Com as imagens sendo enviadas automaticamente da câmera para seus editores, a reação logo veio, e Brouillet admite que ficou “um pouco chocado” com isso. “Eu estava apenas checando meu telefone a cada seis minutos após o clique e recebi muitas notificações nas redes sociais e pensei que algo estava acontecendo com essa foto e ela foi compartilhada na ESPN e eu pensei: ‘legal’.”

“É muito legal, é uma bela foto e muitas pessoas adoram. Não é realmente só uma fotografia de surf, então captura a atenção de mais pessoas.”

Medina, tricampeão mundial, pediu para uma pontuação perfeita na onda, mas teve que se contentar com 9.90 dos juízes, a melhor pontuação das Olimpíadas até agora.

A cobertura completa do surf nos Jogos está na Hardcore.