Um barco com cientistas russos sofreu um ataque de uma morsa durante uma expedição ao conjunto de ilhas Terra de Francisco José, território inóspito no Ártico, ao norte da Rússia.
De acordo com um comunicado do governo russo à imprensa, todos os pesquisadores chegaram à costa em segurança e sem ferimentos graças a uma embarcação de apoio. O navio, no entanto, afundou após o ataque do animal. As autoridades não sabem exatamente o que causou o ataque da morsa, mas acreditam que ela tenha se sentido ameaçada e tentado proteger os filhotes, que estavam próximos.
O barco, que provavelmente era inflável, era usado para viajar do principal navio de pesquisa para a própria ilha. Ninguém ficou ferido no ataque da morsa e a tripulação continua sua missão na área.
Autoridades também disseram que essa não foi a primeira adversidade com morsas vivida pelo grupo durante a expedição. Durante uma das paradas que o barco fez, pesquisadores tiveram que fugir de uma morsa fêmea que estava com seus filhotes na água.
Atualmente, as ilhas Terra de Francisco José abrigam apenas militares e equipes ocasionais de pesquisa como esta.