Banho de assento: como fazer e para que serve

Banho de assento: como fazer e para que serve. Foto: Shutterstock
Banho de assento: como fazer e para que serve. Foto: Shutterstock

Existe uma receita caseira ou “receita da vovó” para quase todos os problemas e doenças. Algumas ficam mais na superstição do que na efetividade, mas outras, de fato, funcionam, e o banho de assento é uma delas! Esse método é utilizado para tratar principalmente doenças que afetam a região íntima, mais comumente a feminina, e pode ser feito usando diferentes ingredientes.

+ Tudo sobre kefir, kombucha, kimchi e outros fermentados
+ Os cinco maiores mitos sobre a gordura
+ Olho de cabra: No Limite confirma nova prova da comida

+ Banho de sal grosso: como preparar, benefícios e cuidados
+ Plant based: a dieta vegana e fitness 

Para que serve o banho de assento

O banho de assento é quase milagroso para a vagina: combate infecções, herpes, hemorróidas, controla o corrimento e alivia sintomas como a coceira e irritação vaginal. Todo esse poder consiste na lavagem externa da vagina com água morna e algumas substâncias que equilibram o pH da região íntima e evitam a proliferação de bactérias e fungos que afetam a área.

Como preparar um banho de assento

Você vai precisar de um recipiente grande o suficiente para que você consiga deixar as nádegas e ancas (seu baixo abdômen) fiquem completamente imersos na água. Sua parte superior do corpo, pernas e pés ficam para fora. Não esqueça de se certificar que o recipiente esteja bem limpo, hein?

A temperatura deve ser de morna a quente, numa temperatura agradável à sua região íntima. O indicado é ficar de 3 a 5 minutos no banho de assento, ou até quando você sentir que a água começa a esfriar. Repita o banho duas vezes por dia, durante três dias.

Além de preencher o recipiente com água também são diluídos compostos específicos para cada tipo de problema a ser tratado (pesquise, pesquise e pesquise). Segundo especialista Élvio Floresti para o portal Vix, o ideal é que a cada litro de água filtrada ou fervida, sejam diluídas duas ou três colheres de sopa do composto escolhido.

Mas é sempre importante lembrar que o banho de assento é um método paliativo: não substitui tratamentos indicados pelo ginecologista, servindo mais como um complemento.

Tipos de banho de assento

Banho de assento para candidíase:

Barbatimão

Segundo especialistas, esse banho de assento ajuda a reduzir os sintomas de candidíase e verrugas vulvares provocadas pelo HPV. Nesse caso, é indicado fazer um chá com as cascas e/ou folhas do barbatimão. Você pode usar, aproximadamente, duas colheres de sopa para cada litro.

Óleo de Melaleuca

Para aliviar a ardência na vagina também é utilizado o óleo essencial de Melaleuca Alternifolia, que possui propriedades antifúngicas. Para fazer é só colocar 1 litro de água morna e 5 gotas de óleo essencial de melaleuca numa bacia.

Bicarbonato de sódio

Por ter pH alcalino, o bicarbonato de sódio reduz a acidez da vagina e a deixa imprópria para o fungo Candida Albicans, causador da candidíase. Uma colher de sopa para um litro de água filtrada é o ideal.

Banho de assento com camomila

camomila
Foto: Shutterstock

A camomila é uma erva conhecida por suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias, o que ajuda a aliviar a irritação e a coceira causadas pela candidíase vaginal. Além disso, alivia também assaduras. Para fazer o banho de assento, coloque 3 colheres de sopa de camomila seca em uma bacia e adicione um litro de água quente.

Com flogo rosa

Flogo rosa é uma solução ginecológica em pó composta pelo anti-inflamatório cloridrato de benzidamina. Como se trata de um medicamento, o ideal é buscar recomendação médica antes de usar. A bula indica o uso no caso de cervites, pré e pós-operatório, higiene íntima pós-parto e como auxiliar no tratamento de candidíase e da IST tricomoníase.

Banho de assento com vinagre

Banho de assento com vinagre
Foto: Shutterstock

O vinagre de maçã tem propriedades antissépticas, ajudando a combater os microrganismos causadores da candidíase, e também ajudando a aliviar os sintomas da cistite (infecção e/ou inflamação da bexiga). O vinagre é um grande aliado para promover o reequilíbrio do pH vaginal.

Para preparar o banho, basta misturar meia xícara de vinagre, preferencialmente o de maçã, com água morna em uma bacia e sentar-se sobre ela por 5 minutos. O procedimento deve ser feito 2 ou 3 vezes por dia, de 15 a 20 minutos.

Para herpes genital

O banho de assento com sal ajuda a secar a lesão causada pela herpes genital. Para fazer é necessário colocar 600 ml de água morna numa bacia, adicionar uma colher (de sopa) de sal, misturar bem e sentar-se dentro da bacia durante 15 minutos, 3 a 4 vezes por dia.

Banho de assento para tratar hemorróidas: com arnica

A arnica também é indicada no tratamento das hemorroidas externas porque tem ação calmante e cicatrizante. Utilize cerca de 20g de chá de arnica para 3 litros de água quente.

Lembrando: o banho de assento é complementar e alivia sintomas, mas não dispensa o tratamento com acompanhamento médico.