O Matterhorn – ou Cervino, em italiano – é uma montanha icônica na Suíça. Não é exagero: o perfil estampado na embalagem do chocolate Toblerone é dela. Num espetáculo de projeção de luzes, o artista Gerry Hofstetter tem enviado à noite uma mensagem de esperança e solidariedade. Bandeiras projetadas no Matterhorn homenageiam os países que estão sofrendo com a pandemia do coronavírus. Mensagens curtas e ícones também são projetados.
Desde 24 de março, Gerry projeta as imagens na montanha. O resultado é transmitido ao vivo pela cidade suíça de Zermatt, que antes da pandemia era visitada por milhares de turistas e alpinistas do mundo todo.
Para isso, ele está morando em um acampamento a 3.000 metros de altitude na montanha temporariamente, a convite da própria Zermatt, durante a crise do coronavírus. “A luz é um sinal de esperança que nossa equipe de seis pessoas está dando ao mundo”, disse Hofstetter ao site swissinfo.ch.
“O Matterhorn é um símbolo importante para a Suíça e, quando o iluminamos assim, estamos convencidos de que traz esperança às pessoas”, disse à agência de notícias francesa France-Presse (AFP) o diretor da secretaria de turismo de Zermatt, Daniel Luggen.
De acordo com a equipe do artista, a exposição noturna de bandeiras projetadas no Matterhorn já atingiu mais de 2,2 bilhões de pessoas através das mídias tradicionais, online e social.
Confira algumas projeções de bandeiras e mensagens que já apareceram na montanha:
As one of the most populous countries in the world, India is suffering from the Corona crisis. The challenges in such a…
Posted by Zermatt Matterhorn on Friday, April 17, 2020
Dear friends from the United Kingdom, Zermatt is deeply connected to you through its history. British mountaineers first…
Posted by Zermatt Matterhorn on Friday, April 10, 2020
Among the South American countries, Brazil is the country most affected by coronavirus. With the projection of their flag we want to provide hope and strength to survive the crisis. #hope #Zermatt #Matterhornhttps://t.co/qFjiKuZNsE pic.twitter.com/Z5SNXtRI7k
— Zermatt – Matterhorn (@zermatt_tourism) April 22, 2020
Posted by Zermatt Matterhorn on Wednesday, March 25, 2020
Posted by Zermatt Matterhorn on Monday, April 20, 2020
Bonjour du Cervin à la Tour Eiffel! ??Le Cervin illuminé vous donne de l'espoir en cette période difficile. ?www.zermatt.ch/fr/hope© Light Art by Gerry Hofstetter / Foto Frank Schwarzbach
Posted by Zermatt Matterhorn on Thursday, April 9, 2020
Bandeiras projetadas no Matterhorn: críticas
Apesar de ser uma experiência incrível, Gerry está trabalhando duro para realizar o projeto. “Nós estamos nos sacrificando; está muito frio [-22°C uma noite] e estamos carregando água por duas horas ou mais”. Hofstetter não está sendo pago por sua obra; ele disse que tem um “acordo inovador” com a prefeitura de Zermatt para cobrir custos de alimentação, transporte e eletricidade.
Algumas entidades ambientais, como a Dark-Sky Switzerland, reclamam que as bandeiras projetadas no Matterhorn causam poluição luminosa, que incomodaria animais como o íbex-dos-alpes e o tarmigão alpino. As projeções duram sempre algumas horas, e tentam levar em conta o fuso horário para serem apreciadas no país homenageado.
.