Baleia morta de 10 metros fica presa em navio sem a tripulação perceber

Por Redação

Baleia morta de 10 metros fica presa em navio
Imagem: Guarda Costeira de Mizushima

Um navio-petroleiro atracou no porto de Mizushima, no Japão, com uma baleia morta de quase 10 metros presa à proa – e sem a tripulação reparar a presença da carcaça. A guarda costeira foi chamada ao local depois que locais avistaram o animal na terça-feira (21).

+ Baleia-fin encalha pela primeira vez no litoral do Paraná
+ Vídeo: Tubarão branco devora baleia morta por navio
+ Tubarão-branco salta em direção de barco de mergulho

O veículo local Yomiuri relatou que o petroleiro navegou pelo Oceano Pacífico a caminho do porto de Mizushima e a tripulação alegou que não tinha ideia de que havia atingido uma baleia.

Um porta-voz do Departamento da Guarda Costeira de Mizushima disse que eles nunca haviam testemunhado nada parecido e as medidas para evitar que tal incidente aconteça novamente estão sendo revistas.

A espécie da baleia ainda não foi confirmada, mas o Instituto de Pesquisa de Cetáceos disse ao veículo japonês que parecia ser uma baleia-comum ou baleia-fin, classificada como uma espécie vulnerável pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).

Essa a segunda maior espécie de cetáceo da Terra, depois da baleia azul, atingindo 27,3 metros de comprimento e 74 toneladas.

A empresa do navio-petroleiro não foi identificada e não há informações sobre uma possível investigação sobre o caso.