Baleia é encontrada morta presa a rede de pesca em SC

Por Redação

Baleia é encontrada morta presa a rede de pesca em SC
Imagem: Emanuel Ferreira/R3 Animal

Uma baleia-jubarte foi encontrada morta no mar em Florianópolis nesta quarta-feira (26). O animal tinha materiais de rede de pesca presos ao corpo.

A baleia foi avistada boiando na água próximo à praia da Galheta, no Leste da Ilha, segundo o G1. A expectativa das autoridades é que o animal encalhe nos próximos dias e, assim, poderá ser recolhido pela equipe R3 Animal, parte do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Leia mais

+ Vídeo: Baleias jubarte são encontradas mortas em praias de SP e PR

+ Vídeo: banhistas flagram baleia em praia de Florianópolis

Karina Groch, bióloga e coordenadora do Instituto Australis, disse ao G1 que apenas após o encalhe será possível ter certeza se a baleia é um dos dois animais avistados nas últimas semanas na região, mas a suspeita é que seja uma terceira baleia.

“Importante ressaltar que todo o grupo de desemalhe está fazendo um trabalho sério e o melhor que pode para ajudar essas baleias”, disse Karina ao veículo.

Até a noite de quarta-feira, as autoridades não sabiam há quanto tempo a baleia pode estar morta, e nem era possível determinar a causa da morte.

Além da R3 animal, a equipe do Protocolo de Encalhes e Emalhes da Área de Proteção Ambiental da Baleia-Franca/ICMBio (APABF) acompanha a situação.

“O procedimento para retirada de rede é arriscado tanto para a baleia como para as pessoas e só deve ser realizado por pessoal treinado, devidamente equipado e oficialmente autorizado”, disse a R3 Animal também ao G1.