Embora visitar pontos turísticos costuma ser um clássico, nada supera aquele momento inesperado de uma viagem em que você se depara com um bairro charmoso, cheio de cafés acolhedores, livrarias encantadoras e uma cena gastronômica incrível.
Esse é o conceito por trás da última seleção global do site Time Out dos “bairros mais descolados” do mundo. Enquanto pontos turísticos famosos das cidades ficam lotados, esses cantinhos menos conhecidos permitem que você se sinta um local, pelo menos por uma tarde.
Veja também
+ O direito de arrependimento se aplica a passagens aéreas?
+ Você ainda vai fazer uma prova de e-MTB
+ Do base jump ao surf: Sebastián Álvarez só não faz chover em Abu Dhabi
Para montar o ranking de 2024, a rede global de editores e escritores da Time Out indicou seus favoritos, e cada bairro foi avaliado pelo que eles apelidam de “sabor local único”.
Em nono lugar da lista está o charmoso bairro da Glória, na Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ). O bairro, que faz fronteira com o Centro e o Catete, “está passando por uma transformação, e graças a um público mais jovem que está agitando as coisas, há muitos motivos para visitar essa área há muito negligenciada”, diz o texto da Time Out.
Além de observar que a Praia do Flamengo, também vizinha ao bairro, está mais limpa, a revista indica programas no bairro como bares da Rua Santo Amaro, almoço no Braseirinho da Glória ou no Labuta Mar, e, é claro, um domingo na maior feira livre da cidade, a Feira da Glória.
Já no topo da lista ficou o bairro de Notre-Dame du Mont, em Marselha, França, famoso por sua arte de rua e vida noturna. É um lugar onde “todos se conhecem e se ajudam”, segundo os proprietários do famoso restaurante local Razzia.
Razzia é um dos vários estabelecimentos de Notre-Dame Du Mont destacados pela Time Out. Entre os outros negócios mencionados está a livraria Histoire de l’œil, um marco do bairro há quase duas décadas.
Em segundo lugar na lista está Mers Sultan, em Casablanca, Marrocos, elogiado pela Time Out por sua autenticidade artística: “ainda é real, sem um café descolado (ou qualquer coisa descolada, na verdade)”, como coloca a Time Out.
Enquanto isso, Pererenan, em Bali, Indonésia, está em terceiro lugar, graças ao que a Time Out descreve como “praias vazias, cafés aconchegantes, lojas ecléticas e um certo frescor descontraído, sem barulho e tráfego”.
Os 10 bairros mais descolados de 2024 segundo a Time Out
- Notre-Dame du Mont, Marselha, França
- Mers Sultan, Casablanca, Marrocos
- Pererenan, Bali, Indonésia
- Seongsu-dong, Seul, Coreia do Sul
- Kerns, Portland, EUA
- Stokes Croft & St Paul’s, Bristol, Reino Unido
- Chippendale, Sydney, Austrália
- Príncipe Real, Lisboa, Portugal
- Glória, Rio de Janeiro, Brasil
- Windsor, Melbourne, Austrália