O Crystal Cabin Award é um prêmio internacional de inovação de aeronaves que destaca tendências para o setor de aviação. Para a próxima edição, já está na lista dos pré-selecionados da escolha dos jurados o Chaise Longue, um conceito que apresenta cabines de dois andares para os aviões comerciais.
A ideia é aproveitar a altura da cabine elevando uma fileira de assentos e, em seguida, posicionando a próxima fileira mais embaixo, criando mais espaço. A inclinação do assento também seria mais flexível nesse formato, oferecendo maior conforto aos passageiros.
O projeto é de Alejandro Núñez Vicente, estudante espanhol de 21 anos da Universidade Técnica de Delft, nos Países Baixos.
Leia mais
+ Avião supersônico terá voo de 4 horas para qualquer lugar do mundo por U$ 100
+ Novo dirigível terá baixa emissão de carbono e vista panorâmica
O jovem disse à CNN Travel que a inspiração para a sua ideia nasceu a partir de suas experiências pessoais em voos na classe econômica pela Europa.
“A atual classe econômica é frequentemente limitada a uma posição de assentos única ou ligeiramente reclinada, o que impede que o passageiro tenha uma experiência confortável e relaxante”, disse.
O design do Chaise Longue propõe o fim do compartimento de bagagens superior, para dar mais espaço para a cabine extra. As malas poderiam ser armazenada em compartimentos debaixo dos assentos.
Com o espaço extra, também seria possível oferecer ângulos mais reclináveis para os assentos, um encosto ajustável para as costas e um apoio para o pescoço desdobrável. Além disso, os assentos são projetados para serem retirados facilmente, permitindo que aeronaves comerciais ampliem espaços para uso cargueiro.
O projeto de cabines de dois andares para os aviões ainda é uma proposta universitária que foi selecionada pelo Crystal Cabin Award, mas algumas companhias aéreas já mostraram interesse no conceito.