A Hermeus, uma startup de Atlanta (EUA), está desenvolvendo um avião hipersônico e quer fazer voos comerciais que viajem a mais de cinco vezes a velocidade do som até 2029. Uma rota de Nova York a Londres duraria 90 minutos sem escalas (trecho que é feito em cerca de 7 horas em um avião comum).
+ Avião supersônico terá voo de 4 horas para qualquer lugar do mundo por U$ 100
+ Avião elétrico mais rápido do mundo da Rolls-Royce faz primeiro voo
+ Como desentupir o ouvido ao viajar de avião?
Enquanto as aeronaves supersônicas viajam mais rápido do que a velocidade do som, ou Mach 1, os aviões hipersônicos viajam a mais de cinco vezes a velocidade do som, a chamada Mach 5 (6.174 km/h). A ideia é que o novo avião chegue a 7.500 km/h.
“Quando olhamos para a tecnologia, as aplicações de segurança nacional da tecnologia e, em seguida, o ambiente de financiamento privado em que estamos hoje, ficou muito claro para nós que estamos nesta tempestade perfeita para realmente fazer disso uma realidade hoje”, disse AJ Piplica, presidente-executivo da Hermeus, no podcast Acquisition Talk na semana passada.
“Para nos ajudar a dimensionar a aeronave, basicamente construímos um modelo de negócios para uma companhia aérea. Focamos na classe executiva e nos viajantes de primeira classe, e depois brincamos com alguns parâmetros como velocidade e custos operacionais. O resultado foi uma aeronave com cabine para 20 passageiros”, completa.
O motor que está sendo testado foi projetado para uma pequena aeronave hipersônica não tripulada que a Hermeus está criando para a Força Aérea dos Estados Unidos, mas dimensionada para um tamanho maior, será capaz de equipar um avião de passageiros, segundo informações da CNN.
A expectativa da startup é fazer o primeiro voo teste do seu avião hipersônico em 2029.