No Caminho Niemeyer, em Niterói, aconteceu neste domingo (12) o Desafio de Escalada de Velocidade, que reuniu grandes nomes nacionais e internacionais do novo esporte olímpico.
O calor de 30ºC foi um desafio para os atletas escalarem no menor tempo a parede de 15 metros de altura, com uma inclinação fixa de 5 graus negativos, e 31 agarras, idêntica a que será usada nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Na surpreendente final, o favorito da competição e atual líder do ranking mundial e tricampeão da Copa do Mundo, o russo Vladislav Deulin, escorregou quando estava disputando contra o ucraniano Kostiantyn Pavlenko, de apenas 21 anos, o grande vencedor do torneio, com 6s37. Vladislav venceu a primeira etapa com o tempo de 6s29.
A competição foi feita em duplas. Na primeira fase classificatória, o escalador com melhor tempo ia direto para a final, a segunda e terceira posição disputavam uma vaga para na decisão.
No feminino, a russa Elizaveta Ivanova, de 20 anos, foi a grande campeã e derrotou a polonesa Aleksandra Kalucka com o tempo de 7s99.
Brasil no Desafio de Escalada
A família Macedo de escaladores, com Camila Macedo e Lucca Macedo, mãe e filho, chegaram a disputar a semifinal. Aos 37 anos, Camila venceu a também brasileira Luana Riscado na fase classificatória marcando 13s55. Mas na semifinal, foi derrotada pela polonesa Aleksandra, que terminou o percurso em 9s65.
Na primeira fase, Lucca, de 17 anos, venceu Cesar Grosso, completando a prova em 9s12. Na semifinal, escorregou no finzinho da parede e não completou o desafio, perdendo para Pavlenko, que marcou 6s68.
“Faltam muitos anos de prática para a gente no Brasil, faltam estruturas como essa para a gente treinar”, disse Camila após a prova ao Esporte Espetacular, da TV Rede Globo, que fez a transmissão ao vivo da competição.
A escalada de velocidade é uma das três modalidades de escalada, ao lado das de dificuldade e boulder, que vão estrear nos Jogos Olímpicos.