4 atividades de aventura para fazer no Arquipélago da Madeira

Por Redação

4 atividades de aventura para fazer no Arquipélago da Madeira - Go Outside
Foto: Divulgação/Visit Madeira

A Ilha da Madeira, situada em meio ao Oceano Atlântico, é famosa no mundo todo por suas belezas naturais e cenários impressionantes. Sua natureza exuberante e seu relevo montanhoso oferecem belos cenários para os visitantes explorarem experiências com uma boa descarga de adrenalina. Confira algumas atividades de aventura para viver no Arquipélago da Madeira:

+ Pequeno notável: um rolê de natureza e aventura pelo Uruguai
+ Como conhecer a Croácia de bicicleta: 4 roteiros de bike
+ Jordy Smith mostra por que Portugal é um dos melhores destinos de surf do mundo

4 atividades de aventura para fazer no Arquipélago da Madeira

1. Canionismo

4 atividades de aventura para fazer no Arquipélago da Madeira
Foto: Divulgação/Visit Madeira

Consiste em um emocionante desafio para explorar uma ribeira ou um curso de água vertiginoso, muito abundantes na região, e ultrapassar os seus diversos obstáculos recorrendo a técnicas que combinam rapel, escalada, natação e saltos. O visitante pode praticar o esporte em diversos locais como Ribeiro Frio, Ribeira das Cales, Ribeira da Pedra Branca, Ribeira da Hortelã, Ribeira do Passo ou Ribeira do Inferno, entre outros.

2. Escalada

Foto: Divulgação/Visit Madeira

Para os aventureiros que adoram adrenalina, o destino oferece opções incríveis para escalar. Em Caniçal, as rochas se unem ao mar e proporcionam uma escalada de dificuldade baixa/média com alturas que atingem até 15 metros, sendo apropriada para todas as idades e pessoas com ou sem experiência. Para quem tem o domínio do esporte, a dica é escalar o Pico Cidrão, o terceiro mais alto da ilha, com 1.800 metros. Se for principiante, o melhor é contar com a ajuda de profissionais.

3. Coastering

Foto: Divulgação/Visit Madeira

Essa atividade é para os aventureiros mais corajosos que querem descobrir os lugares mais escondidos da Madeira. O coastering combina rapel, escalada e saltos para o mar e permite ao visitante conhecer as escarpas sobre as baías e as grutas banhadas por águas translúcidas. Praticado especialmente na Baía d’Abra, na Reserva Natural da Ponta de São Lourenço, o local oferece experiências inesquecíveis entre uma paisagem árida, rica em fauna marítima e águas límpidas.

4. Mountain Bike

Foto: Tiago Sousa

Conhecer a Madeira sobre rodas é uma excelente opção de percorrer as estradas de terra irregulares e com obstáculos, no interior da floresta. A ilha possui todas as condições para a prática da modalidade de BTT (bicicleta todo o terreno), ou mountain bike, e oferece percursos em três áreas especificas: Pico do Poiso; entre a Fonte do Bispo e os Prazeres, no concelho da Calheta; e no Paúl da Serra.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo