O ataque de um urso-pardo matou uma pessoa que estava acampando em Ovando, pequena cidade no oeste de Montana (EUA) na terça-feira (6). O xerife do condado de Powell disse que o animal estava vagando e passou diversas vezes pela área onde a vítima acampava.
O ataque aconteceu entre 4h e 5h na cidade que tem menos de 100 pessoas, disse Greg Lemon, porta-voz da Montana Fish Wildlife and Parks. A vítima não foi identificada, segundo informações do USA Today.
Leia mais
+ Canadá 50ºC: Ursos invadem casa e se refrescam na piscina; veja vídeo
+ Após sobreviver a ataque de ursos, trilheira é resgatada no Alasca
“Houve contato com o urso antes do ataque”, disse o xerife Gavin Roselles. “O urso basicamente voltou para o acampamento. Ele entrou no local algumas vezes.”
Uma equipe foi montada para rastrear o urso, segundo as autoridades. Greg Lemon acredita que a vítima fazia parte de um grupo de passeio de bicicleta.
“Nossa primeira preocupação é o bem-estar da comunidade. O próximo passo é encontrar o urso”, disse Lemon.
As autoridades não disseram exatamente onde ocorreu o ataque, mas o xerife Roselles informou que outras pessoas estavam acampando nas proximidades.
A proprietária do Ovando Saloon, uma empresa cujas câmeras de segurança flagraram o animal na noite anterior ao incidente, disse esse que foi o primeiro ataque de urso fatal que ela teve conhecimento na pequena comunidade de Montana. Os moradores da área estão acostumados a viver perto desses animais e conhecem os riscos, mas o ataque os deixou abalados, disse ela.
Ursos-pardos que atacam humanos podem ser presos e mortos se forem considerados uma ameaça à segurança pública, ainda segundo o veículo norte-americano. Os ursos envolvidos em ataques não fatais costumam ser poupados no caso de encontros surpresa com humanos ou se estiverem protegendo seus filhotes.