Novas pesquisas adicionaram ainda mais um motivo para mais pessoas assistirem documentários de natureza. De acordo com um estudo no Journal of Environmental Psychology, esses programas inspiradores são bons para a alma.

A pesquisa descobriu que assistir a programas de natureza de alta qualidade pode levantar o ânimo, reduzir as emoções negativas e até mesmo ajudar a aliviar o tipo de tédio associado ao isolamento e distanciamento social devido à pandemia de Covid-19.

O estudo também vai um passo além do cinema convencional de história natural. Ele mostra que experimentar esse tipo de conteúdo em realidade virtual (RV) tem benefícios maiores, fazendo-nos sentir melhor ao aumentar nossa conexão com o mundo natural.

Os efeitos de assistir documentários sobre a natureza foram analisados em condições de laboratório, primeiro induzindo um estado de tédio em seus participantes; fazendo-os assistir a um vídeo de alguém descrevendo seu trabalho em uma empresa de suprimentos de escritório. Em seguida, eles tentaram ressuscitar seu público catatônico, mostrando cenas relaxantes de um recife de coral subaquático por meio de três mídias: na TV, em um óculos de RV usando vídeo de 360 ​​graus e em um fone de ouvido.

Leia Mais:
+ 9 livros clássicos de aventura e sobrevivência
+ 12 filmes sobre corrida para assistir online

Todo o conteúdo do recife foi escolhido para minimizar sentimentos negativos, como tristeza, bem como reduzir significativamente o tédio. No entanto, foi apenas a experiência de VR interativa que levou a um aumento de sentimentos positivos, com os participantes relatando que se sentiram mais felizes e uma conexão mais forte com a natureza.

“Nossos resultados mostram que simplesmente assistir a natureza na TV pode ajudar a melhorar o humor das pessoas e combater o tédio”, disse a pesquisa principal Nicky Yeo em um comunicado à imprensa. “Com pessoas ao redor do mundo enfrentando acesso limitado a ambientes externos por causa das quarentenas de Covid-19, este estudo sugere que os programas da natureza podem oferecer uma forma acessível para as populações se beneficiarem de uma ‘dose’ de natureza digital.”

Os pesquisadores trabalharam com a mundialmente famosa Unidade de História Natural da BBC, que conhece bem o cinema de história natural. O estudo incluiu vários clipes da série Blue Planet II , incluindo imagens inéditas de 360 ​​graus, e uma breve incursão nos arquivos desses gigantes da história natural serve como prova de seu potencial terapêutico.

“Estamos particularmente entusiasmados com os benefícios adicionais que as experiências imersivas da natureza podem fornecer”, disse o Dr. Mathew White, co-autor do estudo. “A realidade virtual pode nos ajudar a aumentar o bem-estar das pessoas que não podem acessar prontamente o mundo natural, como aqueles em hospitais ou em cuidados de longa duração. Mas também pode ajudar a encorajar uma conexão mais profunda com a natureza em populações saudáveis, um mecanismo que pode promover comportamentos mais pró-ambientais e levar as pessoas a proteger e preservar a natureza no mundo real.”