As auroras boreais vão ganhar nomes e você pode ajudar a escolher

Por Redação

auroras boreais
Imagem Shutterstock

Testemunhar as auroras boreais dançando no céu do norte já é um sonho para muitos viajantes, mas agora você pode fazer mais do que apenas admirar este show de luz natural. Visit Arctic Europe, uma organização que promove o turismo na região, está convidando pessoas de todo o mundo a deixar sua marca, nomeando as tempestades que causam a aurora boreal.

+ Você conhece a Aurora austral? Veja cinco destinos onde observá-la
+ Aurora boreal no formato de um dragão aparece na Islândia

As auroras são formadas quando as tempestades solares enviam fortes rajadas de partículas solares carregadas em direção à Terra. Quando essas partículas se encontram com o campo magnético e a atmosfera da Terra, elas se iluminam e as vemos como luzes do norte. A partir de agora, cada aurora boreal mais forte será nomeada para distinguir uma tempestade da outra. É um sistema semelhante à nomeação de furacões, que recebem títulos exclusivos a cada ano, mas, neste caso, o público em geral terá a chance de participar.

“Há tantas luzes do norte visíveis no Ártico Europeu do outono ao início da primavera que começamos a dar-lhes nomes da mesma forma que outras tempestades são nomeadas. Dessa forma, eles obtêm suas próprias identidades e é mais fácil se comunicar sobre eles “, disse Rauno Posio, diretor do programa Visit Arctic Europe, em um comunicado.

Nomear as auroras boreais não apenas tornará mais fácil para os cientistas discutirem essas tempestades, mas também permitirá que os visitantes compartilhem suas experiências com as luzes do norte. Atualmente, as identidades das auroras boreais são escolhidas a partir de uma lista de nomes inspirados na história, cultura e herança nórdicas. Cada apelido é decidido por um sistema variável, que escolhe um de uma lista de nomes finlandeses, suecos e noruegueses.

Os visitantes ou amantes de auroras boreais poderão enviar suas próprias sugestões para essa lista de nomes em potencial. Tudo o que você precisa fazer é acessar o site Naming Auroras e colocar suas ideias. Com um pouco de sorte, sua sugestão pode se tornar o nome de uma forte exibição das luzes do norte.

Todos os nomes escolhidos serão compartilhados no site Naming Auroras e na página This is Arctic’s Instagram. Fãs desse fenômeno natural podem participar da discussão usando a própria hashtag de cada aurora nomeada nas redes sociais.