9 artes de rua que capturam a essência de suas cidades

Por Redação

Seja em um grafite, mural, escultura ou qualquer outro tipo de intervenção, as artes de rua realmente capturam todo o espírito e contexto da cidade onde estão inseridas.

+ Maior cafezal urbano do mundo fica em São Paulo
+ As 10 piores cidades do mundo para se viver em 2021
+ 5 ilhas paradisíacas para relaxar ao redor do mundo

Esse estilo de arte não segue um padrão estético pré-definido, pois cada artista tem um propósito individual que estimula a sua criatividade.

Se você está interessado em conhecer um local a fundo, vale a pena dar uma caminhada pelas ruas e observar as artes urbanas que compõem aquela paisagem.

Saindo de São Paulo, passando por Roma, Montreal, Sydney e muitos outros lugares, separamos aqui 9 artes que realmente valem a pena conhecer quando você estiver de passagem por estas cidades.

São Paulo

Localizado na lateral de um prédio na avenida Santo Amaro, bairro da Vila Nova Conceição, este extenso grafite foi feito pelo artista paulistano Tito Ferrara. O desenho, que traz uma veterinária segurando um gato, fez parte de uma campanha para estimular os tutores a levarem seus felinos às consultas.

Melbourne

Melbourne é uma das capitais mundiais da arte de rua, com mais paredes pintadas do que lugares como Nova York e Berlim. O trabalho acima foi criado pelo artista Matt Adnate em um esforço para chamar a atenção sobre o problema habitacional dos imigrantes na cidade.

Roma

Ocasionalmente, prédios históricos de Roma também recebem intervenções artísticas como esta, feita em LuchaYSiesta pelo artista Hogre. Nele, o autor protesta com a palavra Vendesi (que significa “à venda”) contra o despejo de um coletivo que abrigava mulheres vítimas da violência doméstica no local.

Montreal

O chef, escritor e apresentador norte-americano Anthony Bourdain, que faleceu em 2018, sempre considerou a cidade de Montreal como um dos seus cantos preferidos no mundo. O painel acima foi feito pelo artista Stikki Peaches como uma forma de homenageá-lo.

Madri

O talentoso artista madrilenho Okuda possui muitas obras espalhadas pela capital espanhola. Um dos seus últimos trabalhos, o mural acima representa a liberdade, as cores e luzes que compõem a cidade durante o ano inteiro. A criação da arte também celebra o Orgulho LGBTQIA+ em Madri.

Lisboa

O artista Bordaloii desenhou essa raposa nas ruas centrais de Lisboa como parte de uma série que alerta sobre os perigos da poluição por resíduos plásticos, que estão matando muitos animais silvestres no continente.

Lyon

Esta é intervenção feita pelo artista Ememem, às margens do Rio Saône, em Lyon, França, simboliza o multiculturalismo da cidade. O local também é ponto de encontro da juventude e conta com outras diversas artes de rua.

Sydney

Esta homenagem idealizada pelo artista Scott Marsh traz o personagem de Sydney, Danny Lim, e seu falecido parceiro de crime Smarty. “Você pode encontrar Danny em todos os cantos de Sydney, espalhando amor e positividade para todos que cruzam seu caminho”, diz o artista ao site Time Out.

Londres

Em Londres, os bairros mais pobres são os lugares onde os grafites prosperam, já que a prefeitura não costuma disponibilizar dinheiro para apagar as artes. Esta é uma das peças de arte de rua mais antigas de Londres. O artista Bei Eine escolheu a palavra “Scary” porque em certos momentos e lugares, Londres também pode ser um pouco assustadora.