Argentina abre fronteiras para brasileiros

Argentina abre fronteiras para brasileiros
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A Argentina divulgou nesta sexta-feira (1) a autorização para que turistas de países limítrofes, entre eles o Brasil, possam entrar no país normalmente pelos aeroportos. Na última segunda-feira (27), o país começou um projeto-piloto que reabriu a fronteira da Ponte Internacional Tancredo Neves, que conecta Puerto Iguazú e Foz do Iguaçu, e a passagem entre a cidade argentina de Mendoza com o Chile.

+ EUA vão reabrir as fronteiras em novembro para estrangeiros vacinados

+ Canadá abre fronteiras para brasileiros vacinados; CoronaVac não está na lista

+ Portugal reabre as fronteiras para turistas brasileiros

Esta será a primeira vez que viajantes estrangeiros poderão entrar em contato com o país através dos aeroportos desde 25 de dezembro, quando o local suspendeu uma breve reabertura e fechou fronteiras aéreas por conta do covid-19 em seu território. A medida foi oficializada em decreto divulgado na noite desta quinta, que é válido até 31 de dezembro.

Para conseguir entrar no país, o turista deverá preencher uma declaração juramentada, onde deverá constar que o indivíduo está completamente imunizado contra o covid-19 pelo menos a 14 dias antes da viagem. Deverá ser apresentado também um exame de PCR negativo realizado 72h antes do embarque, e assim que o viajante pousar no país, ele fará um teste antígeno no aeroporto, e deverá realizar o teste PCR novamente entre o 5° e o 7° dia que estiver no território.

Os exames são arcados pelo próprio turista, e no aeroporto o teste rápido custará US$ 25. Todas essas regrinhas isentarão o indivíduo de fazer uma quarentena obrigatória. Já os menores de idade que não estiverem completamente imunizados, poderão entrar na Argentina, mas deverão cumprir isolamento de uma semana — o que pode acabar dificultando um pouco as viagens familiares.

A Argentina comunicou também que, assim que o país atingir 50% da população totalmente imunizada, as exigências de teste de antígeno e um novo PCR serão eliminados.