Aprenda a usar uma bússola e nunca mais se perca

Aprenda a usar uma bússola e nunca mais se perca
Foto: Rawpixel

Claro, nem todos os que vagam estão perdidos. Mas quando você está andando em círculos por horas e sua caminhada do dia está se estendendo para uma noite, esse ditado é um conforto frio. A solução? Não se perca em primeiro lugar. Aprender a usar um mapa e uma bússola é algo que todos os caminhantes e mochileiros precisam saber.

+ Já ouviu falar do Lillördag? Conheça o segredo nórdico para combater o estresse

+ Café da manhã: 3 receitas saudáveis para fugir dos ovos mexidos

+ Kai Lenny enfrenta canhão de Nazaré de foilboard

Mesmo mochileiros experientes às vezes negligenciam suas habilidades de navegação, mas quando a trilha se esgota ou está coberta de neve, saber como abrir seu próprio caminho é absolutamente essencial. E mesmo na era do GPS e dos smartphones, a maneira mais confiável de garantir que você permaneça no caminho certo.

Por que devo aprender a usar uma bússola?

Com o advento do GPS, navegar pela bússola tornou-se uma arte perdida. É fácil ver o porquê: Em céu limpo, os receptores GPS modernos podem determinar a localização de um usuário com precisão e rapidez, com pouca ou nenhuma habilidade do usuário necessária.

Mas é o seguinte: as unidades de GPS são eletrônicas, e a eletrônica falha nos momentos mais inoportunos. Às vezes, eles ficam sem bateria; às vezes, após anos de uso, eles falham. Além disso, eles geralmente só podem dizer para que lado você está olhando quando você está em movimento.

As bússolas, por outro lado, são quase indestrutíveis. Eles não usam baterias, não têm telas para quebrar e não precisam de atualizações de software. Quando protegidos com revestimentos à prova d’água ou armazenamento cuidadoso, os mapas raramente falham. Manter esses dois itens simples em sua mochila – e saber como usá-los – é um pequeno passo que pode lhe poupar muitos problemas.

Dica: depois de aprender a navegar da maneira antiga, você pode usar aplicativos como o Gaia GPS para verificar seu trabalho ou obter dados mais especializados, como o ângulo de inclinação.

Conheça sua bússola

Uma bússola é o método de navegação mais confiável, mas não é bom a menos que você saiba como contorná-la. As partes da sua bússola dependem muito do tipo que você carrega. Aqui estão alguns componentes comuns.

Partes de uma bússola

Placa base: Uma parte traseira transparente que permite ver o mapa embaixo. A borda pautada ajuda na triangulação e na orientação.

Seta de direção de deslocamento: Mostra para onde apontar sua bússola ao tomar um rumo.

Linha de índice: Uma extensão da seta de direção de deslocamento que indica onde ler os rolamentos.

Moldura rotativa: Uma área circular marcada com graus numéricos de (sentido horário) 0 a 360.

Agulha magnetizada

Seta de orientação: Ajuda a alinhar o bisel com as direções no mapa.

Escala de declinação: Marcas de hash na parte interna do painel que são projetadas para ajudar a ajustar a declinação. (Não sabe como fazer isso? Continue lendo.)

Corrigindo para Declinação

Uma das partes complicadas de navegar com uma bússola é que o norte magnético não é o mesmo que o norte verdadeiro. O ângulo entre os dois – conhecido como declinação – varia dependendo da sua localização. Também muda gradualmente ao longo do tempo à medida que as placas tectônicas da Terra mudam. Se você não ajustar sua bússola para compensar, você se verá indo na direção errada.

A maneira mais fácil de encontrar o ângulo de declinação é verificar seu mapa: a maioria tem diagramas de declinação, juntamente com a data da última revisão. Como a declinação muda ao longo do tempo, os mapas mais novos terão números mais precisos. Deve haver um ângulo e uma direção – por exemplo, 8 graus leste.

Trabalhando com um mapa mais antigo? Verifique on-line. Existem vários serviços diferentes que podem usar o local em que você estará caminhando para calcular sua declinação.

Depois de ter sua declinação, subtraia-a da direção da bússola para oeste e adicione-a para leste. Se você tiver problemas para lembrar essa regra, tente este mnemônico: Mapas dizem quase tudo. (Tradução: Magnetic to True: Add East.)

Curiosidade: as bússolas apareceram pela primeira vez na China por volta de 200 aC e provavelmente eram usadas para adivinhação. A declinação não foi descoberta até aproximadamente 720 dC.

Quais são os diferentes tipos de bússolas?

Embora existam muitos tipos diferentes de bússolas no mercado, o mais comum para os mochileiros é a bússola de placa de base, que consiste em uma bússola cheia de líquido presa a um pedaço de plástico plano e transparente. Além de ser barato e simples, o design transparente das bússolas da placa de base as torna fáceis de usar com um mapa.

O Suunto M-3 NH é uma bússola de placa de base sólida para iniciantes e orientistas experientes.

Também populares são as bússolas lensáticas, que se abrem como um medalhão e usam um fio de mira na tampa e uma lente traseira para obter rolamentos altamente precisos. Embora tenham a vantagem de serem precisas e duráveis, as bússolas de lentes têm uma curva de aprendizado um pouco maior.

Nosso editor digital, um fã obstinado de bússolas de lentes, recomenda o Brunton Modelo 9077, uma bússola de estilo militar clássica e durável que durará um ano.

Como as bússolas da placa de base são as mais usadas, nossas instruções aqui se concentrarão nelas. Se você tiver uma bússola lensática, seus passos podem variar um pouco. O metal interfere nas agulhas magnéticas das bússolas, portanto, evite espalhar seu mapa no capô do carro.

Como encontrar sua localização com uma bússola

Descobrir sua localização com um mapa e uma bússola é fácil, mas vem com algumas ressalvas. Primeiro, você precisará encontrar pelo menos dois pontos de referência conhecidos. (Montanhas e lagos são boas escolhas). Se você puder encontrar um terceiro, melhor ainda. Como sempre, lembre-se de ajustar a declinação.

1. Usando a bússola, oriente o mapa de forma que o norte aponte para o norte verdadeiro. (Dica profissional: certifique-se de que as linhas de grade fixas em sua bússola estejam alinhadas com as linhas de grade norte-sul em seu mapa).

2. Indique o primeiro ponto de referência: alinhe a seta de direção de deslocamento com o ponto de referência e gire o aro até que a agulha se alinhe com as marcações do norte. (O número ao lado da linha de índice é o seu rumo).

3. No mapa, coloque um canto da régua da bússola no ponto de referência, e gire a bússola inteira até que a agulha se alinhe com o norte no painel. Usando um lápis, desenhe uma linha na borda.

4. Repita as etapas 2 e 3 para seus outros pontos de referência. O ponto onde todas as linhas se cruzam é ​​a sua localização aproximada.

Como encontrar seus rolamentos com uma bússola

Se você já conhece sua localização, pode usar a bússola para descobrir como chegar a qualquer ponto do mapa. Depois de ajustar sua bússola para declinação, comece orientando seu mapa para o norte verdadeiro, como no exemplo anterior.

1. Coloque o canto da placa de base da bússola em sua localização e gire toda a bússola até que a régua forme uma linha entre sua localização e seu destino.

2. Gire a moldura até que as linhas de grade na placa de base coincidam com as linhas de grade no mapa.

3. Leia o número ao lado da linha de índice – este é o seu rumo.

4. Mantendo a bússola nivelada à sua frente, gire o corpo até que a seta norte no bisel coincida com a agulha da bússola. Sua seta de direção de viagem agora deve estar apontando para o seu destino.

Usando seu smartphone como uma bússola

Seu smartphone pode fazer todo o resto, então não deve ser surpresa que ele tenha uma bússola embutida. Com o aplicativo certo (experimente o Digital Field Compass para Android, ou para uma experiência mais completa, Gaia GPS para iPhone e Android), você pode usar seu telefone como um dispositivo de navegação, sem necessidade de GPS.

Os aplicativos usam o magnetômetro do seu telefone. Após um processo de calibração simples, ele pode não apenas fazer o que uma bússola pode fazer, mas pode até mesmo travar um rumo o suficiente para dizer quando você se desviou.

Claro, bússolas baseadas em telefone vêm com algumas grandes notas de advertência. O maior? Assim como o GPS do seu telefone, todos esses aplicativos exigem uma bateria carregada para funcionar. É por isso que recomendamos que todos aprendam a usar uma bússola analógica normal: você pode contar que ela continuará funcionando, não importa o que você faça. Depois de desenvolver totalmente essas habilidades, você pode usar o GPS do seu telefone sem medo de ficar sem energia.