Uma norte-americana se tornou a primeira pessoa a cruzar a nado o Canal da Mancha quatro vezes sem parar. Sarah Thomas, de 37 anos, completou o desafio épico no trecho de mar entre o Reino Unido e a França em 54 horas e 10 minutos.

A distância mais curta no Canal da Mancha, entre Dover (Inglaterra) e Calais (França) é de 33,3 km em linha reta. De acordo com a previsão inicial, o percurso seria de cerca de 128,7 quilômetros, mas por causa das correntes, Thomas acabou nadando quase 209 quilômetros.

+ O que acontece com o corpo em um desafio de natação de longa distância
+ Prepare-se (bem) para longas travessias aquáticas

Sarah é nadadora de ultramaratonas em águas abertas e há um ano completou um tratamento de câncer de mama.

Até agora, quatro nadadores tinham cruzado o Canal da Mancha três vezes sem parar. Mas Sarah foi a primeira a completar a quarta volta.

Ao concluir trajeto, que começou no domingo e terminou na nesta terça-feira (17) por volta das 6h30 da manhã (horário local), Sarah disse estar ‘bem cansada’ e que passaria o dia dormindo. “Na verdade, estou um pouco zonza. Havia um monte de gente na praia para em me encontrar e congratular, e foi bom da parte deles, mas estou mesmo é atordoada”, disse a nadadora à BBC.

Ao sair da água em Dover, cidade portuária no sudeste da Inglaterra, a norte-americana comemorou sua entrada para o livro dos recordes com champanhe e chocolate. “Estou esperando essa travessia há mais de dois anos e lutei muito para chegar aqui”, acrescentou.

Sarah completou sua primeira travessia em águas abertas em 2007, cruzou o Canal da Mancha pela primeira vez em 2012 e, novamente, em 2016.