Britânica decidiu assumir o desafio de limpar uma praia local a cada semana do ano
Por Redação
A britânica Pat Smith nos dá uma aula sobre responsabilidade com o planeta. A senhora de 70 anos, que mora em Cornualha, na Inglaterra, fez uma promessa ousada na véspera de Ano Novo de 2018. Ela queria limpar as praias locais durante o ano todo.
“Comecei em 1º de janeiro de 2018”, contou Pat ao site da PEOPLE sobre sua maratona de 52 semanas recolhendo sozinha lixos das praias. “Eu fiz uma praia por semana durante todo o ano, além de algumas ocasiões em que fiz duas.”
De acordo com a publicação, Pat conseguiu coletar 13 mil unidade de lixo na areia durante suas 104 horas de trabalho voluntário. “Quando se está focada, não tem como parar.”
Pat disse que o plástico descartável era de longe o item mais comum em seu saco de lixo, seguido por redes de pesca abandonadas. “A grande maioria eram itens usados todos os dias, como tampas de garrafa, tampas de pasta de dente e garrafas de água quebradas”, explicou.
+ Baleia é encontrada morta com 40 kg de plástico no estômago nas Filipinas
+ Este cara fez um prancha de surf com a espuma de 700 copos descartáveis
Isto coincide com a pesquisa das Nações Unidas, que estima que até 80 por cento de todos os resíduos em nossos oceanos são feitos de plástico. Ao mesmo tempo, mais de 8 milhões de toneladas de plástico vazam para o oceano a cada ano – o equivalente a despejar um caminhão de lixo de plástico na água a cada minuto.
Durante sua campanha de um ano, a avó que está bem fisicamente – que já percorreu quase 500 km da costa da Cornualha em 21 dias, três anos atrás – desenvolveu uma segunda ideia de remover canudos de plástico do condado e agora está ativamente fazendo campanha para produzir canudos de palha em Cornualha.
Mais importante, ela também usou sua resolução de Ano Novo como uma maneira de ficar perto dos netos. “Meus netos são absolutamente fantásticos. Eles estão sempre me chamando e dizendo “Vó, mais um plástico, veja! É exatamente o que eu faço e espero que meus netos façam a mesma coisa.”