Anvisa aprova 8º produto à base de Cannabis

Por Agência Brasil

Anvisa aprova 8º produto à base de Cannabis | Go Outside
Foto: Shutterstock

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quarta-feira (1º) a autorização sanitária de mais um produto à base de Cannabis no Brasil. Trata-se de solução de uso oral contendo 23,75 miligramas por mililitro (mg/mL) de canabidiol (CBD), com até 0,2% de tetraidrocanabidiol (THC).

+ Anvisa libera venda de extratos de cannabis sativa
+ Anvisa simplifica importação de produtos derivados da cannabis

De acordo com a Anvisa, o produto, fabricado na Colômbia, deverá ser comercializado em farmácias e drogarias do Brasil por meio de receita médica do tipo B (de cor azul)- este é o oitavo produto à base de Cannabis aprovado pela agência.

Ainda segundo a agência, o canabidiol pode ser prescrito quando estiverem esgotadas outras opções terapêuticas disponíveis no mercado brasileiro. A indicação e a forma de uso são de responsabilidade do médico, sendo que o paciente deve ser orientado em detalhes sobre o uso.

No começo de novembro, a Agência autorizou dois produtos à base de cannabis sativa, o extrato de cannabis sativa promediol e o extrato de cannabis sativa zion Medpharma 200 mg/ml. Usados para tratamentos de saúde, a novidade desses produtos em relação a outros cinco já aprovados é que eles são compostos por extratos vegetais, ou seja, possuem em sua composição um conjunto de substâncias extraídas da planta, ao contrário dos demais, compostos por cannabidiol isolado.

Ambos são obtidos a partir de extrato etanólico das partes aéreas de cannabis sativa e são fabricados na Suíça. No Brasil, serão importados e distribuídos como produtos acabados prontos para uso.

+ Pedro Scooby revela que faz uso medicinal de cannabis







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo