Já sabe onde passar o réveillon 2022? O ano novo é uma ótima oportunidade para viajar e encontrar novos lugares para curtir a natureza. Confira três opções de cidades e as suas atrações para essa virada de ano:
+ 5 Airbnbs alternativos para quando for possível viajar
3 cidades para passar o ano novo perto da natureza
1) São Sebastião (SP)
Com uma das naturezas mais bonitas do litoral norte de São Paulo, São Sebastião tem opções de cachoeiras, praias, trilhas (inclusive de bike) e até de mergulho.
Não faltam praias famosas no município: Maresias, Camburi, Juquehy, Barra do Una, Barra do Sahy, Jureia e Boiçucanga são algumas das mais conhecidas.
+ Os melhores lugares no Espírito Santo para quem curte esportes outdoor
+ 7 praias para você aprender a surfar
Na região, há ainda mais de 34.000 hectares de mata atlântica preservada, o equivalente a 2.000 estádios de futebol. O ecoturismo tem sido um foco do poder público, que está construindo e demarcando trilhas, sinalizando a rota 55, que passa por 22 mirantes com vista para as principais praias, e estruturando roteiros com agências especializadas.
Uma das atrações imperdíveis é apreciar o pôr do sol no mirante da Barra do Una e Juquehy, que fica na estrada que liga as duas praias. A maioria das trilhas que vão para cachoeiras fica na costa sul de São Sebastião. As cachoeiras próximas da praia de Boiçucanga são bastante conhecidas – uma delas é a da Serpente, de 35 metros. Outra que merece um mergulho é Camburi. Seguindo pela Estrada Rio das Pedras, há uma trilha que leva às cachoeiras do Sertão do Cacau. O trajeto é de cerca de 1 km em mata fechada, passando por três belas quedas d’água.
Para quem quer mergulhar, o destino é Alcatrazes, arquipélago de 13 ilhas a 35 km ao sul de São Sebastião. Lá, é possível fazer mergulho com snorkel ou com cilindro em dez pontos diferentes, classificados de fácil a difícil, e em alguns locais a visibilidade pode chegar a 30 metros durante o verão.
Uma opção de acomodação é o Summit Beach Hotel Boiçucanga de São Sebastião, que está entre os 10 hotéis melhor avaliados no Tripadvisor e conta com um dos mais belos pores do sol do Brasil.
2) Nísia Floresta (RN)
Nísia Floresta fica a 35 km ao sul de Natal e é conhecida pelas suas piscinas naturais e lagoas.
São 27 lagoas catalogadas e totalmente apropriadas para banhos de água doce. A temperatura das águas transparentes giram em torno de 26ºC. Entre as mais visitadas, estão a do Carcará, a de Alcaçuz, a Lagoa de Arituba, que fica bem ao lado do Praia Bonita Resort, a Lagoa da Juventude, a do Arroz, entre tantas outras.
Nísia Floresta é um destino a ser descoberto no Rio Grande do Norte. A cidade tem ainda lindas praias, excelentes mirantes, passeios de quadriciclo, de bicicleta e em carros 4×4, além de roteiros baseados em história e cultura, como o Caminho dos Santos Mártires e a história da feminista Nísia Floresta, que dá nome à cidade.
Uma opção de estadia é o Praia Bonita Resort, que conta com uma piscina de 1.200 m², 150 apartamentos, restaurante, bar social e bar molhado, spa e sauna, campo de futebol de areia e vôlei de praia, playground, salão de jogos, serviços de transfer e passeios.
3) Paraty (RJ)
Paraty é um destino único que reúne mar, mata e cachoeiras, sendo uma ótima opção para passar o ano novo perto da natureza.
Para quem quer ter experiências diferentes na cidade, a Pousada do Sandi oferece uma degustação de vieiras (coquille) da Fazenda Marinha, no Pouso da Cajaíba, um dos projetos ambientais e sociais exclusivos da Pousada do Sandi.
Ali, em um dos lugares mais bonitos da baía de Paraty, a ação envolve o apoio a uma família da comunidade, para que essas pessoas possam ganhar seu sustento com o projeto.
As vieiras cultivadas na Fazenda Marinha são colhidas no dia. A experiência degustação pode ainda ser ampliada, caso o hóspede queira contratar um passeio de barco até a Fazenda Marinha para conhecer o cultivo das vieiras, com um almoço à beira-mar.
Por meio da Agência Néctar Paraty, a Pousada ainda oferece atividades como observação e roteiros temáticos com foco em esporte, gastronomia, arte e kids.