Descoberto na Austrália animal mais longo do mundo

animal mais longo do mundo
Imagem: Schmidt Ocean Institute

Uma expedição científica explorando as profundezas do mar na Austrália descobriu cerca de 30 novas espécies marinhas. E uma delas parece ser o animal mais longo do mundo já descoberto. 

A Austrália tem cânions submersos em seu litoral, que estavam sendo explorados por esta missão. Uma das espécies encontradas foi um sifonóforo medindo cerca de 46 metros, o animal mais longo do mundo já visto. Sifonóforos são predadores marinhos. Invertebrados, feitos de pequenos clones que agem como um organismo único e se espalham pelo oceano como uma longa corda na água. Os cientistas acreditam que este exemplar encontrado seja o animal mais longo já visto. 

+ Empresa lança expedição inédita ao ponto mais profundo do oceano
+ Australiano deve tentar a maior expedição solo na Antártida de todos os tempos

A expedição também encontrou uma série de espécies que ainda não foram documentadas, incluindo um polvo, um pepino-do-mar de cauda longa, esponjas-de-vidro e medusas gigantes, jamais vistos antes na Austrália. De acordo com a pesquisadora-chefe da expedição Nerida Wilson, do Museu da Austrália Ocidental, a descoberta do sifonóforo gigante foi inesperada. O animal apareceu quando o veículo de pesquisa já estava a 630 metros da superfície, retornando de uma profundidade total de 4.439 metros. Da sala de controle, se via o animal como um alienígena em espiral na água. 

Assim como as águas-marinhas, os sifonóforos se alimentam por pequenos tentáculos que capturam pequenos crustáceos e peixes, puxando-os para dentro da colônia. O comprimento do animal mais longo do mundo é cerca de duas vezes maior que a baleia azul, e três vezes maior do que a baleia-jubarte. 

A expedição foi conduzida pelo Instituto Oceanográfico Schmidt, uma ONG de pesquisa que forneceu o veículo usado no mergulho, que nem o governo australiano nem outras instituições dispunham. As descobertas foram feitas na costa de Gascoyne, uma área de proteção ambiental, cuja biodiversidade ainda não foi totalmente mapeada e pode trazer muitas novas surpresas nos próximos meses e até anos.. 

 







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo