Cerca de 300 animais morreram afogados na inundação de um zoológico ucraniano nesta terça-feira (6). O local foi tomado por água após a explosão da represa no sul do país pela manhã. As informações são do jornal DailyMail.
+ Por que esta companhia aérea está pesando os passageiros antes do embarque
+ Justiça embarga obras de tirolesa no Pão de Açúcar
O zoológico de Kazkova Dibrova fica às margens do rio Dnipro em Kherson, região ocupada pela Rússia. Segundo informações do veículo britânico, o local agora está completamente submerso. O parque antes abrigava animais como macacos, burros, cavalos e guaxinins, mas agora apenas cisnes e patos sobreviveram.
“O parque estava minado e era impossível evacuar os animais”, disse um porta-voz do zoológico Kazkova Dibrova. “Nós tentamos salvá-los. Todos os dias, debaixo de fogo, dois trabalhadores arriscavam a vida para ir a Dibrova dar de comer aos animais. Agora a Rússia destruiu tudo. Nossa alma está dilacerada pela dor.”
Confira um vídeo que mostra a inundação e os animais do zoológico antes do desastre:
There used to be a zoo in temporarily occupied Nova Kakhovka. About 300 animals lived there.
This morning, it was flooded completely. Reportedly, all the animals except for swans and ducks died. Locals said that “authorities” did nothing to rescue the animals.
The video above… pic.twitter.com/d8bOObOzEJ
— Anton Gerashchenko (@Gerashchenko_en) June 6, 2023
O desastre no zoológico ucraniano acontece enquanto o prefeito instalado pelo Kremlin da região ocupada de Kherson (Nova Kakhovka), Vladimir Leontyev, afirma que o nível da água continua subindo.
“Está sendo realizada uma evacuação de civis das zonas inundadas adjacentes para preservar todas as vidas”, disse ele em uma mensagem de vídeo. “Não há pânico na cidade.”
Um funcionário de emergência também diz que a água abaixo da represa deve continuar subindo por 72 horas antes de diminuir e permitir uma operação de limpeza.