Paris 2024: Ana Marcela Cunha busca bicampeonato na maratona aquática

Ana Marcela Cunha
Foto: Reprodução/Instagram/Ana Marcela Cunha

A nadadora brasileira Ana Marcela Cunha busca um feito histórico na madrugada desta quinta-feira (8), a partir das 2h30, quando participará da prova da maratona aquática 10 km de Paris 2024. A brasileira é a atual campeã olímpica, após levar o ouro em Tóquio 2020, e tenta entrar no seleto grupo de atletas brasileiros bicampeões olímpicos.

+ Em sua estreia olímpica, Augusto Akio é bronze no skate park de Paris 2024
+ Polonesa Aleksandra Miroslaw leva o primeiro ouro olímpico da escalada velocidade

Havia um clima de apreensão para saber se a prova aconteceria de fato no Rio Sena, como previsto, por conta dos níveis de poluição da água. Mas, nesta quarta-feira (7), foi realizado um treino de reconhecimento e o comitê organizador dos Jogos confirmou a prova.

Encarar as águas do Sena será só mais um desafio que Ana Marcela terá que enfrentar em busca de uma nova medalha de ouro. Foi um ciclo olímpico complicado para a atleta do Time Ajinomoto que, no final de 2022, foi submetida a uma cirurgia no ombro que a deixou fora das competições por cerca de cinco meses. Depois, foi a busca pela vaga em Paris, que não veio no Mundial de 2023, em Fukuoka, mas que acabou assegurada no Mundial de Doha, realizado no último mês de fevereiro.

Neste período, a nadadora baiana também mudou radicalmente a sua rotina. Passou a viver na Itália, sendo orientada pelo treinador Fabrizio Antonelli. Nos últimos meses, focou exclusivamente na preparação para os Jogos de Paris, deixando inclusive de participar de etapas do Circuito Mundial de maratona aquática. “Minha preparação foi direcionada exclusivamente para Paris. Vou chegar 200% competitiva para voltar ao pódio olímpico”, disse Ana Marcela.

A atleta entra na água às 02:30 da quinta-feira, no horário de Brasília.