O calor pode ter um papel decisivo na sua performance na corrida. Confira abaixo seis dicas para lidar com ele e ser bem-sucedido nos seus longões.
Confira a previsão do tempo
Estudos sobre os efeitos da temperatura, umidade, vento e radiação solar mostram que dias claros têm um maior efeito negativo na resistência que dias nublados. Correr em dias ensolarados aumenta a temperatura da pele por causa da radiação do sol. Quando possível, escolha um dia nublado para seu longão.
Veja também
+ Australiana corre 100 maratonas seguidas pela causa ambiental
+ Trail run, MTB e mais: veja provas de aventura para fazer em 2023
+ Com as próprias mãos, surfista salva tubarão encalhado
Vá pela sombra
Outra forma de reduzir os efeitos da radiação solar é correr na sombra. Quando o tempo fica quente e úmido, eu faço meus longões em uma trilha simples que fica totalmente na sombra. A cobertura das árvores bloqueia o sol e o terreno de calcário não irradia tanto calor. (O asfalto pode chegar a 75ºC).
Pense em loops curtos
Em vez de correr um longo loop ou então um percurso de ida e volta, crie uma rota de 4,5 a 6 km e esconda uma térmica na sombra com seus suplementos (garrafas com água ou bebidas esportivas, gelo, toalhas e etc).
A ideia é dar ao seu corpo e à sua mente a oportunidade frequente de um intervalo para se refrescar e reabastecer. Colocar gelo em uma bandana e enrolá-la em volta do seu pescoço, assim como encharcar suas mãos e pulsos com água gelada, também vai ajudar a manter a temperatura do seu corpo baixa e essa é a chave para correr forte no calor.
Saia cedo, bem cedo
Crie um grupo ou encontre um parceiro e comece a correr bem cedo. Claro, isso não deixa muito espaço para socialização na noite anterior, mas os benefícios superam o desafio de acordar com as galinhas. Na hora em que você terminar, terá feito mais do que a maioria das pessoas farão durante todo o dia e poderá tirar um bom cochilo.
Corra por esforço
Não se apegue ao ritmo quando for fazer seu longão no calor. Em vez disso, corra por esforço prestando atenção a sua respiração. Também considere fazer intervalos de caminhada para manter sua temperatura corporal mais baixa. Alguns atletas usam a proporção de 8:1 (correr 8 minutos e caminhar 1), enquanto outros preferem corridas de 3 a 6 minutos com caminhadas de 1 ou 2 minutos. Controle seu ego: isso funciona e, quando você adotar desde o começo, terá uma corrida mais forte.
Divida para conquistar
Corra a primeira metade do seu longão ao ar livre até que o calor comece a afetar sua performance e, então, termine a corrida na esteira em um quarto bem ventilado. Isso permite que você conquiste o melhor dos dois terrenos e evita que você termine esses quilômetros finais como se a vida estivesse sendo sugada do seu corpo.
Correr muito no calor é um grande desafio, mas com alguns ajustes ao seu plano, você consegue lidar melhor com as condições e seguir forte.