Amarildo Chermont completa desafio de escalada de 12 horas nos Três Picos (RJ)

Por Redação

Registro de Amarildo Chermont no alto dos Três Picos, o maior Parque Estadual do Rio de Janeiro. Foto: Arquivo Pessoal.

Em um desafio solitário de pouco mais de 12 horas, o escalador e guia fluminense Amarildo Chermont atingiu oito dos principais cumes do Parque Estadual dos Três Picos, na região serrana do estado do Rio de Janeiro.

Em uma jornada que misturou trekking e escalada solo, Amarildo percorreu mais de 39 km em 12 horas e 27 minutos de atividade, um recorde pessoal. O desafio foi completado no último dia 14 de setembro.

Veja também
+ Roteiro para trekking de dois dias para o Parque Estadual dos Três Picos
+ Anderson Lima conquista os 335m da via Evolução sem equipamento
+ Mick Fanning lança modelo de skate

Frequentado pelos montanhistas desde a década de 1940, os Três Picos são um conjunto de três montanhas fundidas entre si, que se elevam a 2.366 metros. A mais alta, chamada de Pico Maior de Friburgo, é o ponto culminante de toda a Serra do Mar.

Ao lado dos Três Picos há um gigantesco bloco de pedra de cume largo e arredondado, chamado de Capacete, que possui vias de escalada de 400 metros que são as mais clássicas e frequentadas de todo parque.

Amarildo passou por esses e outros picos famosos do Parque Estadual até terminar a jornada onde tudo começou: na República Três Picos.

“Há algum tempo eu e meu amigo de cordada Leandro Baltazar conversávamos sobre a  possibilidade de tentar fazer vários cumes aqui nos Três Picos. A ideia inicial era fazer juntos, mas aí veio a pandemia e mudou toda a nossa logística”, relata Amarildo.

Criado em 2002, o Parque Estadual dos Três Picos é um paraíso para escaladores de grandes vias. Foto: Shutterstock.

“Mas o pior passou e a ideia de testar os limites só aumentou. Eu continuei com minhas repetições, meus treinos básicos, e enfim o dia chegou”, complementa o escalador local de Cachoeiras do Macacu.

“Não posso deixar de agradecer aos meus amigos de montanha, que me deram o maior apoio psicológico. Também gostaria de agradecer à minha namorada, Juliana Mello, por sempre me apoiar e incentivar minhas aventuras e trabalhos”, finaliza Chermont.

Altitude dos cumes principais (pela ordem de escalada)

Menor – 2.310m (caminhada)
Médio – 2.361m (caminhada)
Pico maior – 2366m via leste 700 metros solo
José Candido Chaminé – 25 metros solo
Capacete via Sérgio Jacob – 150 metros solo
Caixa de Fósforo (caminhada) – 1782m
Cabeça de Dragão (caminhada) – 2082m
Morro do Gato via Bode da tarde – 130 metros solo

Para acompanhar as aventuras de Amarildo, siga o perfil @chermontclimbing no Instagram.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo