Uma equipe de alpinistas tchecos escalou o Muchu Chhish (7.453m), no norte do Paquistão, um dos picos mais altos do mundo que ainda não haviam sido escalados.
O Muchu Chhish também era a montanha mais alta ainda “intocada” na Cordilheira do Karakoram, a mesma do K2.
Veja também
+ A Starlink nos permite trabalhar em áreas selvagens. Mas será que deveríamos?
+ Primoz Roglic abandona Tour de France após acidente na etapa 12
+ Tocha olímpica ‘esquia, escala e faz highline’ em Chamonix
O site ExplorersWeb informou que os alpinistas que chegaram ao cume no dia 5 de julho foram Zdenek Hak, Radoslav Groh e Jaroslav Bansky. A subida levou seis dias.
“Começamos em 1º de julho após a aclimatação”, disse Hak ao ExplorersWeb. “Escalamos pela crista sul até a crista principal e, em seguida, continuamos do oeste até o cume. Estávamos no topo em 5 de julho às 10h20 e levamos mais um dia para a descida. [Nós] finalmente retornamos ao Acampamento Base em 6 de julho às 18h.”
Este é o quarto ano consecutivo que os alpinistas tchecos tentam escalar o Muchu Chhish, com a tentativa do ano passado terminando a apenas 250 metros abaixo do cume.
“Escalamos cerca de 8-10 horas por dia e fizemos quatro bivacs”, disse Hak. “O comprimento total da rota do Acampamento Base foi de 20 km e 3.687 metros verticais. O comprimento do Acampamento 1 até o topo foi de 14,29 km, e o ganho de altitude foi de 2.300m.”
Há uma certa controvérsia, contudo, sobre o atual posto de montanha mais alta do mundo ainda não escalada.
A montanha mais alta do mundo é o Everest, com seus 8.848m de altitude. De lá para cá, todos os 8.000 já foram conquistados, assim como outras montanhas mais mortais e técnicas.
Então, tecnicamente, a montanha mais alta do mundo ainda não escalada era o Muchu Chhish, um pedaço de rocha e gelo de 7.453 metros encravado em um vale remoto da cordilheira de Karakoram.
Mas outro pico asiático, o Gangkhar Puensum, de 7.570 metros, seria a montanha mais alta do mundo ainda não escalada para alguns alpinistas mais puritanos.
O problema é que ele está localizado no Butão, em uma região onde o montanhismo foi proibido desde 2003. Isso significa que o cume do Gangkhar Puensum está respeitosamente fora dos limites da disputa mundial atualmente.
Você pode nunca ter ouvida falar do Muchu Chhish, mas deve conhecer seus vizinhos famosos na mesma cordilheira: K2, Broad Peak e Gasherbrum I e II, todos parte dos 8.000 mais altos do mundo.
Huge breaking news as @ExplorersWeb report that Muchu Chhish (7453m) has been climbed by Zdenek Hak, Radoslav Groh & Jaroslav Bansky.
Previously one of the highest unclimbed peaks in the world, it had turned back numerous teams over the last decade. https://t.co/tKBNCGPh79
— Alpine Club (@thealpineclub) July 9, 2024