Cinco alpinistas morrem após forte nevasca no Himalaia

Por Redação

Cinco alpinistas morrem após forte nevasca no Himalaia
Foto não datada de Himachal Pradesh, estado indiano onde os corpos foram encontrados - Foto: Shutterstock

Um dia após um grupo de 11 alpinistas desaparecer depois de uma forte nevasca na região do Himalaia na Índia, cinco deles foram encontrados mortos. A equipe fazia um trekking de Harsil, em Uttarakhand, a Chitkul, em Himachal Pradesh. Duas pessoas foram resgatadas com vida. As informações são do Times of India.

+ Alpinista é encontrado morto em pé de penhasco de 60 metros
+ Cinco alpinistas morreram após nevasca no Monte Elbrus
+ Alpinista escocês veterano morre em avalanche no K2

Isso ocorre no momento em que mais quatro turistas morreram soterrados pela neve durante um trekking no vale de Sunderdhunga, no alto Kumaon, também na região do Himalaia na Índia.

O clima extremo nos dois estados do Himalaia deixou muitos turistas presos, segundo o jornal. Pelo menos 80 pessoas não tem como sair de Batal, no vale de Spiti de Himachal, desde domingo (17), quando uma forte nevasca bloqueou a rodovia Manali-Kaza. Mais de 100 outros turistas estão presos nos vales de Darma e Byas em Uttarakhand e autoridades decidiram transportá-los em via aérea.

Enquanto isso, as autoridades de Himachal Pradesh disseram que os corpos dos cinco alpinistas serão transportados de avião para Uttarkashi nesta sexta-feira (22), já que a nevasca da região do Himalaia impediu o uso do helicóptero na quinta-feira. Uma equipe de resgate recuperou os corpos e resgatou duas pessoas.

Os escaladores faziam parte de uma equipe de 17 membros que iniciou o trekking na semana passada – que, a quase 5.200 metros, passa por algumas das áreas mais remotas de Uttarakhand, estado no norte da Índia atravessado pelo Himalaia.

O vice-comissário Abid Hussain Sadiq disse que na quarta-feira (20) à noite eles receberam informações de que 11 turistas – vindos de Uttarkashi em direção a Chitkul – foram pegos na neve. Ele informou que entraram em contato com oficiais e o resgate foi iniciado na quinta-feira.

A operação começou em Nithal Thach em meio a um metro e meio de neve, enquanto o Exército conduzia uma operação de resgate aéreo com a ajuda de helicópteros.