Uma avalanche de grandes proporções atingiu a região do acampamento 4 do Manaslu, nesta segunda-feira (26), no Himalaia.
De acordo com informações preliminares, pelo uma dúzia de alpinistas foram feridos – cinco em estado grave. Alguns relatórios também mencionam duas vítimas fatais.
Veja também
+ Quer encarar uma alta montanha? Veja por onde começar
+ Derretimento de geleiras gera aparecimento de 3.000 novas lagoas no Peru
Os escaladores atingidos pertencem aos grupos Imagine Nepal, Satori Adventures, 8K Expeditions e Seven Summit Treks, informou o The Himalayan Times.
No entanto, a situação é caótica e ainda será necessário algum tempo para confirmar os detalhes do acidente.
O tempo está ruim no local, o que também complica os esforços de resgate. O Manaslu é a oitava montanha mais alta do mundo.
O alpinista Lukas Furtenbach relatou que todos os membros de sua equipe estão bem. “Nossa equipe optou por ficar no acampamento 3 devido ao alto risco de avalanche e agora está ajudando no resgate, dando oxigênio aos feridos”, reportou.
Guias locais disseram que foram duas avalanches separadas. Um serac quebrando no cume superior, que causou uma, varrendo a rota abaixo, e uma segunda atingindo as encostas mais baixas, entre o acampamento 3 e o acampamento 4 do Manaslu.
As operações de resgate sguem em andamento e as buscas aéreas das companhias Simrik Air, Kailash Air e Heli Everest estão sendo realizadas na área.