Aloha Spirit celebra o surf, a cultura havaiana e a sustentabilidade em Saquarema

Por Redação

Foto: Divulgação / Aloha Spirit.

O último final de semana do Aloha Spirit Saquarema 2025 foi marcado por grandes emoções dentro e fora da água.

O evento de 10 dias, realizado simultaneamente em duas arenas (Praia de Itaúna e Lagoa de Saquarema) que se consolidou como um dos maiores festivais de esportes aquáticos do mundo, encerrou sua edição com um público recorde e disputas de alto nível em diversas modalidades.

Veja também
+ Cape Epic: Nino Schurter vence pela terceira vez na África do Sul
+ Por que somos atraídos pelo desconhecido — e o que ganhamos com isso
+ A principal atração deste lodge? A vista para um vulcão ativo

No total, oito modalidades movimentaram o encerramento do festival, com competições de alto rendimento divididas por categorias e gêneros: o Campeonato Brasileiro de Surf Master, SUP Surf, Longboard, SUP Race, SUP Dog, Prone Paddleboard, Beach Tennis e Canoa Polinésia. Destaque para as provas do campeonato brasileiro de stand up paddle na modalidade Surf, que consagrou Leco Salazar e Kate Brandi como campeões, e na Race Longa Distância, vencida por Eri Tenório e Lena Guimarães. No Prone Paddleboard, Jader Andrade e Catarina Winkler ficaram com os títulos.

Outro momento marcante foi a estreia das categorias Elite V1 e Elite OC1 em Saquarema, que ofereceram premiação em dinheiro e reuniram grandes nomes da modalidade. Felipe Rodríguez e Mary Mateus conquistaram a Elite V1, enquanto Dayone Rossi e Juan Dos Anjos brilharam na Elite OC1.

O Aloha Spirit Saquarema 2025 registrou o maior público de sua história, com cerca de 8 mil pessoas circulando pelo evento ao longo dos 10 dias de programação. Além disso, a audiência online ultrapassou 300 mil pessoas, acompanhando as disputas de surfe, stand up paddle e canoagem polinésia, além de transmissões ao vivo como a cerimônia de abertura, que contou com a presença do mestre havaiano Kimokeo Kapahulehua. Convidado de honra do evento, Kimokeo destacou a representatividade do festival, afirmando que ele “representa de forma muito respeitosa e fidedigna a cultura havaiana e o espírito aloha”.

Fora das competições, a programação cultural do evento também foi um sucesso. Nos dias 20 e 21 de março, o festival promoveu sessões gratuitas de cinema ao ar livre na Praia de Itaúna, exibindo o filme Moana 2. Cerca de 200 crianças da rede municipal de ensino puderam assistir às sessões exclusivas durante a tarde, enquanto as exibições abertas ao público reuniram moradores e turistas para uma experiência única à beira-mar.

Além disso, o compromisso do Aloha Spirit com a sustentabilidade foi reafirmado na ação de limpeza realizada no sábado (22), na Praia de Itaúna. Em parceria com a ONG Mar Sem Lixo e o Projeto Carbono Positivo, a iniciativa mobilizou atletas, voluntários e moradores para recolher quase 100 kg de resíduos, além de promover o plantio de árvores para a regeneração de áreas verdes.

A próxima etapa será realizada entre os dias 13 a 15 de junho em Angra dos Reis (RJ). Para mais informações, acesse o site oficial do evento.