5 alimentos que combatem a fadiga e dão energia

alimentos que combatem a fadiga
Foto: Shutterstock

Você sabia que a alimentação pode influenciar na sua energia e até fazer você se sentir mais cansado(a)? As calorias são o combustível do nosso corpo e os micronutrientes, como vitaminas e minerais, são o “aditivo” deste combustível. Alimentos que combatem a fadiga, que vai além do cansaço comum, podem te ajudar a ter mais ânimo.

+ O que é fadiga mental e como ela prejudica o seu físico
+ Cansaço excessivo? Veja 12 possíveis motivos
+ 7 alimentos que dão mais energia e diminuem o cansaço

A dietista e fisiologista do exercício norte-americana Natalie Olsen elencou alguns alimentos que combatem a fadiga para a Healthline. Confira:

1) Frutas e vegetais frescos e sazonais

Quanto mais fresco o seu alimento, mais nutrientes ele tem. Além disso, comer frutas e vegetais da estação significa que eles amadurecem naturalmente.

2) Grãos integrais e carboidratos complexos

Assim como os alimentos processados, os carboidratos refinados, como açúcares e farinha branca, adicionam pouca nutrição. E a casca dos grãos são é fonte de fibras à sua dieta.

3) Nozes e sementes

Segundo a profissional, nozes e sementes são alguns dos melhores alimentos para vencer a fadiga e combater a fome, fornecendo nutrientes saudáveis ​​e energia ao organismo. Ela recomenda esses alimentos crus e sem sal.

4) Banana

A banana tem potássio, fibras, vitaminas e a quantidade perfeita de carboidratos que fornecem um grande impulso de energia natural. Uma pesquisa já revelou que a fruta oferece tanto combustível para ciclistas quanto bebidas esportivas.

5) Aveia

Uma tigela grande de aveia contém bastante fibra e até um pouco de proteína. Além disso, esse alimento é indicado para pessoas que têm picos e quedas de açúcar no sangue, junto a outros cereais matinais processados.

-Publicidade-