6 alimentos para acelerar o metabolismo

Por Redação

6 alimentos para acelerar o metabolismo
Imagem: Unsplash

Metabolismo é o processo responsável pela transformação das calorias em energia e alguns fatores como envelhecimento, sedentarismo ou obesidade, por exemplo, podem deixar o processo mais lento. Para acelerar o seu metabolismo, no entanto, um dos fatores mais importantes é quais alimentos você come.

Leia mais

+ Cientistas descobrem como um único treino pode ativar seu metabolismo por dias

+ Cansaço: confira 5 alimentos para dar disposição

Quem quer perder peso e ter mais disposição deve começar a fazer algumas mudanças na alimentação do dia a dia. O médico Paulo Lessa elencou seis alimentos para acelerar o metabolismo:

1) Pimenta

“A pimenta faz com que o corpo aumente a produção de calor e queime mais energia. Além disso, ela estimula a produção de certos hormônios que aceleram a frequência cardíaca e o metabolismo”, explica o médico.

2) Canela

A canela contribui com o aceleramento do metabolismo porque tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal.

3) Gengibre

“Assim como a canela, o gengibre tem substâncias termogênicas que aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e a queima de gordura”, diz Paulo Lessa.

4) Café ou outras bebidas com cafeína

A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central que pode acelerar o seu metabolismo em 5 a 8%, o que significa a queima de cerca de 90 a 170 calorias por dia.

“Além de café, chá verde, chá mate e chá preto são bebidas ricas em cafeína. Só cuidado com o exagero, que pode prejudicar a saúde”, aconselha.

5) Água

Um estudo alemão de 2003 mostrou que o metabolismo tanto de homens quanto de mulheres acelerou 10 minutos após beber água – chegando no auge metabólico cerca de 30 ou 40 minutos depois.

“De qualquer forma, é aconselhável beber no mínimo dois litros de água por dia, pois ela ajuda na desintoxicação do organismo, na regulação corpórea e no bom funcionamento do intestino.”

Além desses alimentos, confira outros hábitos que ajudam a acelerar o metabolismo:

Praticar exercícios físicos regularmente

Quanto mais músculos você tiver, mais rápido será seu gasto calórico. Mas segundo o profissional, os benefícios diretos dos exercícios físicos para o metabolismo vão muito além dessa relação.

“Durante a prática de exercícios físicos, obviamente seu corpo gastará mais energia para se manter em movimento. Mas esse gasto não se restringe apenas à prática do exercício. Exercícios mais intensos, como bicicleta, corrida ou crossfit, aumentam em até 25% a taxa metabólica durante um período que se prolonga por até 15 horas”, diz.

Dormir em média 8 horas por dia

Segundo uma pesquisa publicada na Annals of Internal Medicine de 2004, apenas duas noites mal dormidas já são capazes de alterar todo o metabolismo do organismo, aumentando um hormônio que causa fome (ghrelina) e diminuindo os índices da substância que inibe o apetite (leptina). Na prática, a pessoa acaba comendo até 20% a mais do que comeria se tivesse dormido bem.

“Além disso, não dormir bem reduz os níveis certos hormônios como testosterona e GH, principais responsáveis pela formação da musculatura e aumenta a produção do cortisol, o hormônio do stress, o que colabora com o acúmulo de gordura abdominal e catabolismo (perda de massa magra)”, completa Lessa.

-Publicidade-