Um agricultor belga “remarcou”, sem querer, a fronteira da Bélgica com a França após mudar uma pedra de lugar. O objeto de 1819 marca, simbolicamente, a divisa entre os dois países.
A alteração foi percebida por uma pessoa que sabia sobre a história da fronteira dos dois territórios. Segundo a BBC, ela passeava na floresta entre Bélgica e França quando percebeu que a pedra que marcava a divisa havia sido deslocada em 2,29 metros, “aumentando” o território belga.
Leia mais
+ Único morador de ilha paradisíaca na Itália é despejado pelo governo
+ Frase racista é pichada em pintura rupestre de nativos americanos
O acontecimento foi recebido com bom humor em ambos os países. “Ele aumentou o tamanho da Bélgica e diminuiu o da França, não é uma boa ideia. Fiquei feliz, minha cidade ficou maior”, disse em tom de brincadeira David Lavaux, prefeito da vila belga de Erquelinnes, ao canal de TV francês TF1.
A prefeita do vilarejo francês vizinho, Aurélie Welonek, também brincou com o acontecimento. “Acho que seremos capazes de evitar uma nova guerra de fronteira”, disse.
As autoridades belgas entrarão e contato com o fazendeiro para pedir que ele recoloque a pedra no lugar original. Se isso não acontecer, o caso pode, teoricamente, ir parar no Ministério das Relações Exteriores da Bélgica, que teria de convocar uma comissão de fronteira franco-belga — o que não acontece desde 1930. O agricultor também pode enfrentar um processo criminal se não cumprir a ordem.
A fronteira entre a França e a Bélgica se estende por 620 km e foi formalmente estabelecida no Tratado de Kortrijk, assinado em 1820 após a derrota de Napoleão em Waterloo cinco anos antes. A pedra foi colocada no local em 1819, quando a fronteira foi demarcada pela primeira vez.