Adolescente perdido em montanha na Austrália é encontrado vivo

perdido em montanha
EPA

Um adolescente com autismo não-verbal (ou seja, um espectro do autismo em que a pessoa fala muito pouco ou não consegue se expressar com palavras) estava perdido em montanha na Austrália, por duas noites congelantes, e foi encontrado vivo. 

>> Siga a Go Outside nas redes sociais

Apenas 48 horas depois do jovem de 14 anos William Callaghan desaparecer durante uma caminhada com a família em Mount Disappointment, ele foi localizado perto do cume da montanha de 800 metros pouco antes do meio-dia na quarta-feira, a 10 minutos da trilha principal. A busca mobilizou centenas de pessoas.  

+ Francês perdido na Serra dos Órgãos é encontrado com vida
+ Mãe e filhos sobrevivem 34 dias perdidos em selva na Colômbia
Ele foi encontrado por um local, Ben Gibbs, que disse aos repórteres que por ter crescido ali, conhecia bem a montanha. Ben disse à imprensa que o mato era difícil de varar para chegar até onde William estava. “O menino estava a 15 metros de mim de pé, com carinha de anjo, tranquilo ali”.

Frio congelante em Mount Disappointment

Por causa do intenso frio, ele deu a William um par de meias quentes, chocolate, água e uma jaqueta. O adolescente foi levado a uma carro de serviços de emergência antes de retornar à base da montanha, onde foi atendido por paramédicos. Nessa hora, todos os voluntários e resgatistas envolvidos na busca se emocionaram e deram uma salva de palmas.  

Voluntários estavam extremamente contentes com o desfecho feliz da história. O menino disparou na trilha e acabou de perdendo da mãe e do padrasto, que foram atrás mas já não o encontraram. Ele se perdeu na segunda, por volta de 14h20. “Eu não posso imaginar o que ele sentiu e as coisas pelas quais ele passou. Estou tão aliviada”, disse Penny Callaghan, mãe do adolescente. 

A primeira coisa que William pediu foi para ir comer no McDonald’s. A família estava extremamente preocupada, porque faz muito frio à noite na região e William estava vestindo apenas um agasalho de moletom. 

Perdido em montanha: resgate coletivo

Como William não se comunica verbalmente, ela também se preocupava dele ser encontrado por alguém que fosse calmo e paciente para se comunicar. Para ajudar a atrair o menino de volta, a mãe instruiu os voluntários locais a colocarem a música do desenho preferido dele, Thomas the Tank Engine, e deixar suas comidas preferidas na varanda: queijo feta e Vegemite. 

Até os professores de William fora envolvidos na busca, para tentar chamar a atenção dele com vozes familiares. “Ele tem uma deficiência intelectual e é muito esperto do jeito dele”, disse a mãe, quando ele foi encontrado. Mais de 500 voluntários, a polícia e os serviços de emergência e resgate procuraram por William sem parar por causa das temperaturas abaixo de zero. 

Ben Gibbs, o voluntário local que achou William, disse que ele parecia bastante bem. “Ele não estava tremendo muito.” O menino vestiu as meias e botas do voluntário para descer a montanha – seus sapatos fora achados a 100 metros da trilha . “Eu topei com ele na montanha, mas todos nós o achamos juntos”, disse Ben.