Equipes de resgate no Canadá encontraram um adolescente de 17 anos que estava desaparecido após se perder em uma área selvagem e que conseguiu sobreviver construindo uma caverna de neve.

O adolescente, que deseja ser identificado apenas por seu primeiro nome, Robert, disse que estava andando de snowmobile na tarde de sábado com seu pai e irmão em Mica Mountain, que fica a leste de 100 Mile House, na Colúmbia Britânica.

Em algum momento, seu irmão ficou preso e seu pai foi ajudar, mas Robert estava à frente da dupla e não percebeu que eles haviam parado.

Leia Mais: 5 técnicas de sobrevivência que aprendi na pandemia
9 livros clássicos de aventura e sobrevivência

“Tentei voltar por onde vim, mas me perdi”, disse ele ao CTV News. Robert resolveu deixar seu trenó em uma área aberta e caminhou em direção a uma linha de árvores. Foi ali onde ele construiu uma caverna de neve para se agachar, se aquecer e esperar ser encontrado.

“Levei cerca de uma hora para construí-la inicialmente”, disse. “Eu teria sido capaz de passar a noite, mas teria sido uma noite difícil.”

Sua mãe, Denise, disse à CTV News que recebeu uma ligação de seu marido depois das 18h, informando que não conseguiram encontrar Robert, e foi então que notificaram o resgate da South Cariboo Search & Rescue.

Pouco antes das 23h, a mãe recebeu um telefonema de que Robert estava são e salvo. “Estou extremamente grata e grata à equipe de resgate”, disse ela. Embora Denise tenha orgulho de Robert por seu raciocínio rápido, ela acredita que ele “não deveria ter se metido naquela situação”.

O South Cariboo Search & Rescue fez um post no Facebook com uma foto da caverna de neve e contanto um pouco sobre o caso. ” Quando os membros da nossa equipe o encontraram, ele estava no abrigo com comida e água. Este jovem tornou nossa tarefa um pouco menos difícil por permanecer no lugar e ter algum conhecimento de sobrevivência no inverno.”

We would like to commend the 17 year old missing snowmobiler from the search last night. This young man did everything…

Publicado por South Cariboo Search & Rescue em Domingo, 17 de janeiro de 2021

A história de Robert é ainda mais notável porque ele não tem nenhum treinamento formal de sobrevivência.

“Ele fez o que todos esperamos”, disse Sandra Riches, diretora executiva do programa BC AdventureSmart, que oferece uma variedade de cursos e recursos de segurança e sobrevivência ao ar livre.

Usando seu bom senso, ela diz que Robert foi capaz de usar o que ela chama de “analogia de parada”, que envolve ficar parado, organizar seus pensamentos, observar a área e agir de acordo com o que você observa.

“Esperamos que todos nós utilizemos esse bom senso, e foi exatamente isso que ele fez”, disse Riches. “Isso nos faz sorrir. Uma história de sucesso de busca e resgate”.