Um novo estudo de pesquisadores de Harvard, do MIT e da Universidade do Colorado mostrou que acordar apenas uma hora mais cedo do que o costume pode reduzir o risco de depressão em 23%.
Os cientistas já sabiam que as pessoas que acordam mais cedo tendem a ser menos deprimidas. As pessoas que dormem tarde e acordam tarde, que constituem cerca de 10% da população, têm duas vezes mais chances de sofrer de depressão. Mas os pesquisadores não sabiam quantas horas de sono fazem a diferença, e as informações vieram principalmente de questionários, e não de observação.
A pesquisa analisou dados genéticos de 850.000 pessoas e 38% delas usaram rastreadores de sono ou preencheram questionários.
Leia mais
+ Como aprender a acordar cedo
+ Acordar ansioso virou rotina? Entenda causas e o que fazer para melhorar
+ 6 alimentos que estragam sua noite de sono
A descoberta, publicada no JAMA Psychiatry, foi que pessoas com genes de predisposição a acordar cedo têm menos depressão e que acordar uma hora mais cedo reduz o risco de depressão em 23%. Acordar duas horas antes reduz o risco em cerca de 40%. Mas o estudo alerta que esse benefício não vem apenas por colocar o alarme mais cedo, também é preciso ir dormir uma ou duas horas antes do costume.
Os pesquisadores das universidades envolvidas no estudo planejam um grande ensaio clínico randomizado, para provar que a mudança nos horários de despertar protege contra a depressão.