15 ciclistas se acidentam em dia caótico no Tour de France Femmes

Por Velo/Outside USA

Acidente no Tour de France Femmes
Imagem: Reprodução/Twitter/LeTourFemmes

Demi Vollering e o pelotão do Tour de France Femmes não esquecerão tão cedo o retorno da corrida à sua terra natal. Após evitar um grande engavetamento durante quatro dias de estradas urbanas de Benelux, uma curva à esquerda após uma rotatória perto de Amnéville levou ao caos no final da etapa 5, nesta quinta-feira (15).

+ Vuelta a España 2024 começa neste sábado (17); confira percurso
+ e-MTB é a novidade do Rocky Mountain Games em Campos do Jordão

Uma queda a 20 ciclistas da frente de um pelotão em alta velocidade, a 6 km da chegada, derrubou 15 atletas em um emaranhado de corpos e bicicletas, mudando o rumo da corrida de 2024.

A líder da corrida, Demi Vollering (Team SD Worx-Protime), e a segunda colocada, Puck Pieterse (Fenix-Deceuninck), caíram. Pieterse se levantou rapidamente, apesar dos cortes no quadril, joelho, cotovelo, queixo e costas, perdendo apenas 28 segundos na linha de chegada.

Apesar de uma perseguição determinada, a lesionada Vollering caiu para a nona posição na classificação geral após terminar em 50º lugar, 1:47 atrás da nova líder da corrida, Kasia Niewiadoma. O relatório médico da corrida listou suas lesões como “cortes na coxa esquerda”.

No entanto, a colega de equipe de Vollering, Blanka Vas, estava à frente do caos e superou Niewiadoma para vencer um sprint seletivo de quatro ciclistas em uma subida.

A camisa amarela, Vollering, encontrou-se pedalando sozinha, sem ajuda da equipe, até que Mischa Bredewold ofereceu ajuda, com Wiebes e Vas à frente aparentemente sem saber o que havia acontecido.

“Meu rádio não estava funcionando, então eu não sabia o que tinha acontecido,” disse Vas à mídia em uma coletiva de imprensa posterior. “Eu só vi que ninguém mais da equipe estava lá. Eu não sabia que houve uma queda.”

Queda em ‘curva perigosa’ separa o pelotão

A queda aconteceu à frente da líder da Team DSM Firmenich-PostNL, Juliette Labous. “A rotatória era bastante fechada e uma garota, acho que da Canyon, não importa muito, cometeu um erro e derrubou as ciclistas que estavam em sua roda. Eu consegui escapar, felizmente, mas não foi nada agradável de ver,” disse a campeã nacional francesa à Velo, da Outside USA.

“Uma ciclista derrubou muitas garotas, incluindo minha colega de equipe [Pfeiffer Georgi], então estou um pouco triste agora, espero que ela esteja bem,” disse ela. “Parecia uma queda feia e perdi tempo em relação a algumas ciclistas muito boas na classificação geral, então é meio chato. Não foi realmente um bom dia.”

A campeã britânica Georgi foi uma das ciclistas mais afetadas, sofrendo uma lesão na mão direita, enquanto Magdeleine Vallieres-Mill (EF-Oatly-Cannondale) sofreu uma concussão. Ambas foram levadas às pressas para um hospital em Metz.

Enquanto isso, na corrida, houve confusão para Labous, recebendo pouco feedback em seu fone de ouvido do rádio da corrida. “Você não sabe o que está acontecendo no momento, no rádio não tivemos nada, acho que os diretores esportivos não estavam realmente cientes do que havia acontecido,” disse ela.