Trilha subaquática do Chapeirão Mau-Mau vai inaugurar na semana que antecede o Carnaval
Por Redação
Fonte: ICMBio
O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, unidade de conservação (UC) que fica entre os estados da Bahia e do Espírito Santo, vai inaugurar um novo atrativo: a trilha subaquática do Chapeirão Mau-Mau.
Chapeirões são formações recifais de rara beleza que só existem em Abrolhos. As formações chegam a medir 20 metros de altura e 50 metros de diâmetro no topo.
- Ingressos de parques nacionais serão reajustados
- Alcatrazes: Santuário desvendado
- Prenda a respiração e veja “One Breath Around The World”
São 16 chapeirões, 140 metros de extensão, com 14 pinos instalados na areia e cabos que interligam os pontos de interesse, guiando o trajeto e facilitando a interpretação de cada ponto com seus atrativos específicos.
Visualizar esta foto no Instagram.
Além disso, há a presença de anêmonas gigantes (Condylactis gigantea), espécie marinha atualmente classificada como ”em perigo de extinção”. Também é possível ver na trilha peixes-cofre, moreias, arraias, cardumes de enxadas, dentre outros que circulam a região.
O fundo de areia branca propicia boa visibilidade. Entre os chapeirões, a trilha oferece pontos de destaque, como a “Janela do Coração”, um conjunto de “cogumelos gigantes” em formato de coração.
O local é ideal para fotos e garante uma experiência única para os mergulhadores, principalmente os de primeira viagem. O percurso da trilha também poderá ser feito à noite com mergulho autônomo acompanhado por condutores.
Mergulho noturno
De acordo com Fernando Repinaldo Filho, chefe do parque, a trilha subaquática deve ajudar a conscientizar os visitantes sobre a diversidade de ambientes marinhos, ampliando o conhecimento sobre a fauna e a flora locais, em especial os chapeirões. “Nossa intenção é estimular uma mudança de atitude das pessoas perante a natureza marinha”, afirma o gestor ao ICMBio.
Ainda segundo Repinaldo, a trilha subaquática reforça um novo atrativo no parque, que é o mergulho noturno em chapeirõeos, agregando mais requisitos de segurança e interpretação ambiental a sua visitação. Atualmente, os mergulhos noturnos em Abrolhos são restritos aos pontos próximos à ilha Santa Bárbara.
“Esperamos que o público aproveite essa experiência fantástica e que consigamos ressaltar ainda mais as belezas naturais de Abrolhos e a importância de sua conservação, assim como o valor das unidades de conservação, de modo que as pessoas se inspirem e passem a preservar os oceanos e a vida marinha”, ressalta o chefe do parque.
A trilha subaquática do Chapeirão Mau-Mau inaugura na semana que antecede o Carnaval. Clique aqui e confira o Guia do Visitante do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.