A Arctic Race da Noruega está ficando 100% verde em sua 10ª edição. Os oficiais da corrida de ciclismo confirmaram na quarta-feira (16) que toda a sua frota de veículos de apoio da prova de quatro etapas incluirá carros elétricos na edição de 2023, que começou na quinta-feira (17) em Kautokeino.
+ 6 lançamentos de bikes que chegam ao Brasil no Shimano Fest
+ As histórias dos sobreviventes do incêndio devastador em Maui
“Seremos a primeira corrida ProTour de ciclismo a ter uma frota completa de veículos elétricos”, disse o diretor da prova Knut-Eirik Dybdal. “Todos os nossos carros na corrida serão elétricos.”
A montadora Xpeng está fornecendo mais de 100 veículos elétricos para serem usados por equipes e oficiais durante a corrida que termina no domingo em Nordkapp, a estrada pavimentada mais ao norte da Europa.
Existem outros veículos movidos a gasolina sendo implantados na corrida, mas as autoridades dizem que estão trabalhando duro para reduzir a pegada de carbono da prova.
As autoridades dizem que a questão é especialmente pungente nas regiões árticas do mundo, que estão frequentemente na linha de frente da mudança climática.
“Ano após ano, a corrida se esforça para causar um impacto positivo no norte da Noruega e polir suas credenciais sustentáveis por meio de iniciativas ambientais e sociais”, dizia um comunicado da corrida. “Também deseja promover o ciclismo nas comunidades para ajudar a introduzir a mobilidade urbana e sustentável do futuro.”
A corrida recebeu a certificação Eco-Lighthouse, um esquema de certificação ambiental líder na Noruega.
Alguns críticos apontam que algumas das grandes corridas da Europa são acompanhadas por uma frota de veículos com emissões que incluem carros de equipe, ônibus e outros caminhões para transportar cerca de 200 pilotos, além da comitiva de funcionários, oficiais de corrida, mídia e outros pessoal.
Durante a Arctic Race da Nouega, cerca de 18 carregadores abastecerão os veículos ao longo do percurso.
Hei Kautokeino 👋
🧡 #ArcticRace pic.twitter.com/VcrIIUxthN
— Arctic Race of Norway (@ArcticRaceofN) August 17, 2023
+ Novo evento de ondas grandes homenageia bombeiros de Maui