Um navio que naufragou há 43 anos é a atração mais famosa de ilha de Zakynthos, na Grécia. Os destroços da embarcação ficam na famosa Praia Navagio, considerada uma das praias mais bonita do mundo. A má notícia é que a atração “instagramável” está correndo risco de desaparecer completamente do local.
+ Toneladas de microplásticos atingem praias da Península Ibérica
+ “A Sociedade da Neve”: onde fica o local exato do trágico acidente nos Andes
O navio sofreu grande deteriorização ao longo da última década e, agora, autoridades temem que a embarcação possa ser completamente arrastada pelas ondas da praia. O risco causa um significativo alarde entre as autoridades locais, uma vez que o naufrágio é um dos principais produtos da ilha, que sobrevive do turismo.
De acordo com o jornal Euronews, residentes e operadores turísticos estão pressionando as autoridades a intervir imediatamente para proteger a embarcação, citando sua importância para a receita da ilha. Alguns até se voluntariaram para gerenciar e pagar pela conservação do naufrágio.
Em 2018, a praia foi brevemente fechada para banho e a ancoraragem de barcos foi proibida após um deslizamento de parte da falésia da ilha. Em setembro de 2022, um terremoto de magnitude 5,4 próximo à Zakynthos causou um novo deslizamento. O acesso à praia foi então novamente proibido e permanece assim até hoje, exceto para barcos que se aproximam pela água em passeios turísticos.
Ver essa foto no Instagram
O prefeito de Zakynthos, Giorgos Stasinopoulos, e o deputado Dionysis Aktypis agora pedem à Ministério do Turismo e ao Ministério da Economia e Finanças da Grécia que ajam para proteger o local.
Ainda de segundo o Euronews, o governo de Zakynthos deseja assumir a gestão do naufrágio e a restauração dos danos, que inclui controle sobre a manutenção, segurança e demarcação de zonas públicas de acesso e pontos de observação.
O prefeito também propõe a instalação de um sistema de entrada controlada com um método de pagamento eletrônico.
O naufrágio
O MV Panagiotis encalhou em 1980. Diz a lenda que o navio transportava mercadorias ilegais e foi abandonado pela tripulação durante uma tempestade para escapar da marinha que os perseguia.
Cercada pela areia branquíssima e grandes falésias de calcário, a baía onde está o navio é um dos pontos mais visitados e fotografados da ilha de Zakynthos, na Grécia.