A história do ônibus de Na Natureza Selvagem

Por Adam Roy, da Outside USA

na natureza selvagem
Imagem: Alaska Department of Natural Resources

Quando um helicóptero Chinook da Guarda Nacional transportou o Magic Bus do interior do Alasca no ano passado, a notícia chamou a atenção dos mochileiros e do público em geral. Desde a publicação do livro de John Krakauer de 1996, “Na Natureza Selvagem”, o ônibus velho atraiu milhares de caminhantes, que fizeram a peregrinação pela Stampede Trail para ver o local onde Christopher McCandless, o personagem principal do livro, passou os últimos três meses e meio de sua vida antes que a fome acabasse com suas aventuras. Para um certo tipo de caminhante – e um governo estadual cansado de resgatá-los quando eles vinham despreparados ou quando o rio Teklanika os prendia – foi o fim de uma era.

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No entanto, o vôo final do Magic Bus foi apenas o começo de uma jornada muito mais longa para um grupo de curadores, estudantes e voluntários qualificados. Depois que o helicóptero pousou, uma equipe carregou o ônibus em um caminhão que o esperava. Após um período de armazenamento, ele fez seu caminho para seu local de descanso final no Museu do Norte, uma instituição afiliada à Universidade do Alasca em Fairbanks. Lá, a equipe começou a trabalhar, avaliando os danos ao veículo deteriorado e descobrindo o que seria necessário para transformá-lo em uma peça de museu que contaria a história de um capítulo breve e incomum da história do Alasca.

“A grande coisa agora é tentar ajudar a comunidade e o público a entender o longo processo que leva para colocar algo assim em exibição”, diz Angela Linn, gerente sênior de coleções do museu. “Não se trata apenas de trazer, puxar para baixo e permitir que as pessoas cheguem a ele.”

Muito antes da jornada final de McCandless relatada em Na Natureza Selvagem, o Magic Bus era apenas o Bus 142, um 1946 International Harvester K-5 que transportava passageiros por Fairbanks como parte do sistema de trânsito municipal da cidade. Em 1961, a Yutan Construction Company comprou o ônibus 142, removeu o motor e usou uma escavadeira para arrastá-lo, junto com três outros ônibus, ao longo do que é agora a Stampede Trail, como alojamento temporário para seus trabalhadores, que estavam construindo uma estrada de acesso entre a Ferrovia do Alasca e uma mina próxima.

Em uma postagem publicada pela organização sem fins lucrativos Friends of Bus 142, Mickey Mariner Hines lembrou-se de ter morado no ônibus quando tinha 10 anos em 1961, enquanto seu pai trabalhava no projeto. Hines, que está dando consultoria para o museu sobre a exposição, chamou de “um verão de aventura maravilhosa no meio da floresta”.

“Papai chamou o ônibus 142 de nosso ‘boudoir’ e outro foi nossa ‘cozinha’, equipado com um fogão e uma mesa”, escreveu Hines. “Os outros homens do acampamento viviam em dois ônibus laranja, um era a cozinha e o outro o barracão.”

Após o término das obras, a empresa deixou o ônibus 142, agora com o eixo quebrado, para trás. Nas décadas seguintes, o ônibus se tornaria um marco na área, servindo como abrigo para caçadores de alces e viajantes.

Nos anos após a publicação de Na Natureza Selvagem e o lançamento de uma versão cinematográfica de 2007 estrelada por Emile Hirsch, o ônibus se tornou um destino para os fãs que queriam refazer os passos de McCandless. Alguns não estavam preparados para as condições adversas do sertão do Alasca: depois de uma onda de ferimentos causados ​​pelo frio e quase afogamentos na trilha, bem como duas mortes, o estado finalmente decidiu que era hora de o ônibus velho partir.

Para o Museu do Norte, diz Linn, pressionar pela oportunidade de expor o ônibus 142 simplesmente fez sentido. Como um dos três únicos repositórios oficiais do estado no Alasca, e o único no interior, o museu tem a equipe e a experiência para cuidar adequadamente de artefatos como o ônibus e, ao contrário de outros candidatos em potencial, planejava exibir o ônibus para o público gratuitamente. Adicione a conexão local de Fairbanks e o museu se encaixou perfeitamente. Depois de fazer sua apresentação para o Escritório de História e Arqueologia do estado, seu representante e, eventualmente, o chefe do Departamento de Recursos Naturais do Alasca, o museu finalmente conseguiu o OK para trazer o ônibus 142 para casa.

Após 60 anos de exposição à natureza, o veículo que apareceu no museu estava em mau estado. A tripulação da Guarda Nacional que retirou o ônibus de avião havia feito buracos em seu teto para prender correntes à estrutura; buracos de bala marcavam o corpo, incluindo o icônico número 142, e as janelas haviam sido todas destruídas. A pintura verde e branca do ônibus havia se desgastado até o revestimento amarelo de fábrica no capô e nas laterais e, em outros lugares, a ferrugem enfraqueceu ou corroeu inteiramente a funilaria. A borracha dos pneus estava arriada e rachada, embora Linn diga que as rodas ainda giravam. Ao longo dos anos, os visitantes cobriram o interior do ônibus com pichações, deixando seus nomes ou mensagens para McCandless. A equipe do museu teve tempo suficiente para remover os objetos soltos, desde suprimentos de emergência até livros, que os visitantes deixaram no ônibus antes do início do inverno do Alasca, forçando o fim de seu trabalho durante o ano.

Em junho, o museu trouxe dois restauradores profissionais de B.R. Howard and Associates, uma empresa de restauração de arte com sede na Pensilvânia, para avaliar as condições do ônibus 142 e propor um plano para preservá-lo. A empresa, que já trabalhou com o museu no passado, passou três dias no local, examinando a estrutura do ônibus e colhendo amostras de tinta. O museu também está trabalhando com alunos dos programas técnicos e de soldagem da University of Alaska-Fairbanks, e também recebeu o interesse de voluntários. Também consultora no projeto: Carine McCandless, irmã de Christopher McCandless, que escreveu um livro sobre a violência doméstica que ela e seu irmão sobreviveram quando crianças e está ajudando a projetar a exposição.

O plano é, eventualmente, expor o ônibus ao ar livre, em conjunto com uma exposição sobre sua história na galeria do museu e uma exposição virtual usando fotografia 3D. Embora o projeto ainda esteja em seus estágios iniciais, Linn estima que o ônibus estará pronto para a exibição em 2023.

A equipe não planeja remover todos os danos ao ônibus; onde conta a história do ônibus, eles realmente esperam preservá-lo. O graffiti cobrindo as paredes do ônibus, por exemplo, é um registro de seu papel como um símbolo, inspirando caminhantes, com ou sem sabedoria, a fazer sua própria caminhada pelo rio Teklanika e pelo sertão em busca da mesma liberdade solitária que Christopher McCandless buscou. Quando finalmente for inaugurado e o público tiver a chance de colocar os pés no ônibus 142 novamente, Linn diz que espera que a exposição possa servir como um “local de memória”, um lugar onde aqueles que perderam um ente querido no deserto possam refletir sobre sua perda e, com sorte, encontrar um pouco de paz.







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