A escalada em rocha é perigosa? Essa é uma pergunta comum e certamente uma das razões que tornam a modalidade ainda mais atraente.
Na verdade, começar uma nova atividade ao ar livre envolve muito mais do que apenas comprar equipamentos novos e postar fotos no Instagram.
Veja também
+ Associação de Escalada da Palestina se torna membro da IFSC
+ FEAL Diamantina, uma jornada transformadora no coração da Bahia
+ Nova regra federal pode restringir a escalada em rocha nos EUA
Esportes outdoor sempre trazem algum nível de risco (até mesmo fazer trilhas) e vale a pena avaliar os perigos para garantir que a experiência seja sadia.
Assim, apenas porque uma atividade é perigosa não significa que você deva evitá-la. A escalada em rocha é um ótimo exercício e uma maneira fantástica de explorar as montanhas.
Abaixo, o site Advnture listou os maiores riscos e as lesões mais frequentes associadas ao esporte.
Quais são os riscos da escalada em rocha?
De acordo com um estudo do International Journal of Environmental Research and Public Health, acidentes de escalada em rocha representam 10% de todos os acidentes em montanhas e são raros, mas potencialmente fatais. A seguir estão alguns dos riscos comuns associados à escalada em rocha de acordo com o estudo:
Lesões leves
A maioria dos acidentes de escalada resulta em lesões leves, como arranhões na rocha e ligamentos distendidos ou rompidos. Os escaladores frequentemente se machucam nos membros, não nos órgãos internos. A porção predominante das lesões ocorre na cabeça, pescoço, tórax e abdômen.
Quedas
A queda é a causa mais comum de lesões na escalada e geralmente acontece quando você está subindo, não descendo. Os líderes de escalada têm maior risco de cair do que seus parceiros. Se você está guiando, está seguro apenas até a última peça de equipamento que colocou, afinal.
Uso inadequado de equipamentos
Claro, erros humanos representam alguns acidentes de escalada em rocha, seja por não se comunicar adequadamente com seu parceiro, não se amarrar corretamente ou não fixar o equipamento com segurança.
Falha de equipamento
Embora não seja comum, é possível que o equipamento, como cordas, arneses e ancoragens, falhe. Todo esse equipamento deve ser comprado de marcas respeitáveis que sejam rigorosas em seus protocolos de fabricação de segurança.
Lesões no tornozelo
Lesões no tornozelo são comuns na escalada em boulder, quando você não aterissa corretamente no colchonete, e também para os líderes de escalada que caem antes de colocar a primeira peça de equipamento. Essas geralmente são distensões e entorses bastante leves.
Clima
As variáveis climáticas sempre aumentam o perigo ao ar livre, seja escalando uma superfície escorregadia na chuva ou em condições perigosas como relâmpagos.
Queda de pedras
Cinco por cento das lesões envolviam alguém sendo atingido por uma pedra caindo.
Como se manter seguro na escalada em rocha
Só porque a escalada em rocha carrega alguns perigos inerentes isso não significa que você não esteja no comando da sua segurança.
Veja algumas etapas importantes que você deve seguir para se manter seguro durante a escalada em rocha:
- Fazer aulas com um profissional treinado
- Usar capacete, mesmo quando no chão
- Cuidar bem de suas cordas, limpando-as e inspecionando-as regularmente, assim como os demais equipamentos
- Usar sapatilhas de escalada e arnês que se ajustem bem ao seu corpo
- Escalar com pessoas em quem você confia e comunicar-se adequadamente durante a segurança
- Verificar o clima antes de sair e optar por dias secos para a escalada ao ar livre
- Escalar em ambientes internos quando o clima não estiver favorável