Esta será a bike de Van der Poel no Mundial de Gravel da UCI

Por Outside USA

Esta será a bike de Van der Poel no Mundial de Gravel da UCI - Go Outside
Imagem: Reprodução

Conheça a bike que Mathieu van der Poel usará no primero Mundial de Gravel da UCI  

O gravel teve um aumento meteórico em popularidade na última década, mas especialmente nos últimos anos. Talvez nada reflita melhor isso do que a UCI, a entidade que rege o ciclismo, organizando a primeira corrida do Campeonato Mundial para esta disciplina. A prova acontece neste fim de semana em Veneto, na Itália.

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Seja qual for a sua opinião sobre os mundiais da UCI e onde isso se encaixa no espírito do gravel, os eventos deste fim de semana, distribuídos entre sábado e domingo, representam um marco para a disciplina nascente e estão atraindo grandes nomes como Mathieu van der Poel.

Van der Poel acabou de sair de um devastador Campeonato Mundial de Estrada na Austrália – preenchido com uma prisão, abandono da corrida uma hora depois e marcado por uma proibição de três anos do país – que ele gostaria de deixar para trás. Ganhar bandas de arco-íris no cascalho não chegará perto de compensar a decepcionante exibição, mas certamente não pode doer.

Faltando alguns dias para a corrida de elite masculina de domingo, a equipe do holandês, Alpecin-Deceuninck, exibiu a bike gravel Canyon Grizl que construiu para ele, assim como o companheiro de equipe belga Gianni Vermeersch.

A bike do mundial de gravel

A Canyon fabrica duas bicicletas de gravel: a Grail, focada na velocidade completa com um design distinto do guiador de dois andares, e a Grizl, um modelo focado na aventura que apresenta maior folga dos pneus e uma geometria mais folgada.

Depois de uma rápida olhada nos parcours, uma corrida de 190 km com 800m de escalada espalhada principalmente pelas estradas de cascalho branco strade bianche da Itália, a Grizl parece ser uma escolha interessante.

Esta Grizl é construída com um sistema de transmissão Dura-Ace Di2 de 12 velocidades, em vez do grupo GRX específico para gravel, refletindo a natureza mais plana do curso e menos necessidade de cassetes mais largos ou o maior espaço de 17 dentes entre as coroas na frente para GRX, contra 16 para Dura-Ace. Optar pelo Dura-Ace também perde a embreagem no câmbio traseiro, que ajuda a evitar que a corrente caia em terrenos irregulares. O pedivela aqui parece ter coroas de 52-36D.

Claro, também é muito possível que a Alpecin-Deceuninck, assim como a TotalEnergies para Niki Terpstra no SBT GRVL, simplesmente tenha construído as bikes com o que estava disponível no curso de serviço, que para uma equipe de estrada seria Dura-Ace.

A Shimano também fornece suas rodas de carbono Dura-Ace C36, que medem 36 mm de profundidade e 21 mm internamente, proporcionando um bom equilíbrio entre baixo peso, aerodinâmica e a capacidade de rodar pneus um pouco mais largos, embora muitos conjuntos específicos de cascalho estejam atingindo 25 mm internamente nos dias de hoje. Esses aros são montados com pneus Vittoria Terreno Dry.

Um movimento profissional que você não verá em muitas Grizls é trocar a barra e a haste tradicionais usuais por um cockpit aerodinâmico de peça única da Canyon, dando à bike uma aparência muito mais elegante, condizente com um piloto de classe mundial como Van der Poel.

A Selle Italia fornece um selim Flite Boost Kit Carbonio Superflow completo com trilhos de carbono.

Notavelmente, também existem pedais de estrada Shimano em vez de pedais estilo SPD, indicando que a equipe não prevê nenhuma seção com lama ou onde será necessário desmontar.

Após este fim de semana, será difícil encontrar outro ciclista que faça mais uso de toda a gama de bicicletas Canyon do que Mathieu van der Poel, que adiciona gravel às suas carreiras de estrada, ciclocross e montanha já bem-sucedidas.







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